Instituto de Saúde

Aluna do IS apresenta três trabalhos no Congresso da APSP

Caroline Carapiá Ribas Lisboa, aluna do Programa de Mestrado Profissional do Instituto de Saúde (IS), apresentou três trabalhos no Congresso da Associação Paulista de Saúde Pública (APSP), que ocorreu entre os dias 26 e 30 de setembro, na Universidade Federal de São Carlos. Os trabalhos foram orientados por Sonia Venâncio, vice-diretora do IS e uma das professoras do Mestrado Profissional.

Um dos projetos apresentados foi "Atenção à saúde da criança: direcionamento da prática para a vigilância do desenvolvimento infantil", que abordou uma atividade de capacitação a médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários que prestam atendimento às crianças cadastradas na Estratégia Saúde da Família na região de Capão Redondo, na zona sudoeste de São Paulo.

"Design de serviços como método de intervenção no contexto da atenção básica", outro trabalho apresentado, relatou uma atividade de intervenção utilizando o método de design de serviços. Além de Caroline e Sonia, participou do projeto Roger Franca Fonseca, gerente do Centro de Estudos e Pesquisas João Amorim (CEJAM).

O trabalho "Atenção integral à saúde da criança - em foco a gestão assistencial do desenvolvimento infantil", analisou o preenchimento de Cadernetas de Saúde de crianças de 0 a 3 anos por médicos de Equipes de Saúde da Família, colocando tais cadernetas como instrumento de acompanhamento de desenvolvimento infantil. Esse projeto contou com a colaboração de Kátia Elaine Pereira Santiago, pós-graduanda em Saúde Coletiva na Universidade Adventista de São Paulo (UNASP).

Todos os trabalhos são baseados na pesquisa de mestrado de Caroline, que tem como título principal "Atenção integral à saúde da criança ¿ em foco a gestão assistencial do desenvolvimento infantil".

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica