Projeto de Franco da Rocha em parceria com IS ganha prêmio

01 de setembro de 2021

O município de Franco da Rocha foi um dos vencedores do concurso de boas práticas do Programa de Parcerias Municipais do Governo do Estado de São Paulo, que tem objetivo de incentivar e reconhecer iniciativas transformadoras implantadas pelos municípios em áreas prioritárias como Educação, Saúde, Segurança, Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Econômico. A cidade ganhou o prêmio de Redução das taxas de Mortalidade Infantil e Materna por um projeto desenvolvido em parceria com o Instituto de Saúde, através do Programa de Especialização em Saúde Coletiva. O trabalho desenvolvido foi a implantação do Caderno de Atenção à Saúde Reprodutiva, Pré-Natal, Parto e Puerpério, que tinha como objetivo reduzir as taxas de mortalidade infantil e materna na cidade.

O caderno foi elaborado em 2017 pela Câmara Técnica da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Instituto de Saúde, e é voltado aos trabalhadores da rede de atenção à saúde do município com objetivo de estabelecer protocolos e diretrizes assistenciais de organização dos serviços, além de criar mecanismos de articulação entre as atividades das equipes de saúde para garantir o cuidado à gestante e ao bebê.

Desde 2014, os alunos do Programa de Especialização em Saúde Coletiva (à época, Programa de Aprimoramento Profissional) e os pesquisadores do Instituto de Saúde, através da parceria, dão apoio técnico à Secretaria Municipal de Saúde de Franco da Rocha.

“A participação do Instituto de Saúde foi essencial na construção e implementação do caderno. O apoio técnico oferecido pelos estudantes e pelos pesquisadores foi primordial e somou-se aos esforços de todos os trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde de Franco da Rocha. Para os profissionais da ponta é difícil empreender a pesquisa junto à assistência, e essa parceria com o Instituto de Saúde nos ajudou a viabilizar todo o processo”, conta Thais Marques Lopes Rizera, secretária municipal de saúde de Franco da Rocha.

Com a implementação do caderno e capacitação da rede, o município conseguiu reduzir o número de óbitos infantis em 56%. Segundo dados do Ministério da Saúde, a cidade registrou 33 óbitos em 2017, 25 em 2019, e 11 no ano de 2020.

Com essa premiação, Franco da Rocha vai receber R$ 350 mil por meio de convênios a serem celebrados com a Secretaria de Desenvolvimento Regional. Esses convênios podem ser usados em obras de infraestrutura urbana ou na reforma de equipamentos públicos.

*Com informações da Prefeitura de Franco da Rocha/ Créditos imagens: Dalmir Junior (PMFR)

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica