Programação do CurSUS continua no segundo semestre

06 de agosto de 2021

O CurSUS é um programa que atualiza os conhecimentos dos trabalhadores, incentivando e orientando os indivíduos que estão comprometidos com a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado de São Paulo. São cursos de aperfeiçoamento oferecidos pelo Instituto de Saúde (IS) desde 1999. O programa é direcionado aos profissionais de saúde, gestores de nível municipal e estadual, articuladores da Atenção Básica, entre outros.

Em função da pandemia, os cursos têm sido oferecidos em formato online, garantindo a segurança dos participantes – além de ampliar a possibilidade de participação de mais interessados, muitas vezes em regiões distantes da capital.

A organização dos cursos é feita pelo Núcleo de Formação e Desenvolvimento Profissional (NFDP) em parceria com os Departamentos Regionais de Saúde (DRS), que identificam as necessidades das regiões e da população e, junto aos coordenadores dos cursos - pesquisadores da instituição -formulam o conteúdo programático para enfrentamento ao problema identificado, determinando a quantidade de vagas e a carga horário do curso. Para o segundo semestre, alguns cursos já estão agendados e outros aguardam confirmação das diversas DRS do estado.

Os cursos “Apoio Matricial na Atenção Básica no contexto da pandemia” e “Atenção Primária à Saúde (APS) no contexto da pandemia pelo novo corona vírus”, conduzidos pela Pesquisadora Mônica Viana (Núcleo de Serviços e Sistemas de Saúde) já estão acontecendo e têm previsão para os próximos meses nas DRS de Barretos, Campinas, Registro e São João da Boa Vista. O curso “E quando a dor do outro gruda na gente...”, da Pesquisadora Cris Lopes, está aguardando definição de datas pelas DRS de Araçatuba, Baixada Santista, Registro e São José do Rio Preto.

Os gestores e profissionais interessados nos cursos devem entrar em contato com os respectivos Departamentos Regionais, que formalizam a demanda para o Instituto de Saúde através do Núcleo de Formação e Desenvolvimento Profissional (pmedeiros@isaude.sp.gov.br ou pelo telefone  (11) 3116 8513 - falar com  Paula).

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica