Paulo Nascimento retorna ao IS

11 de junho de 2021

Paulo Roberto do Nascimento, Analista Sociocultural do IS que estava atuando na Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos de Saúde (CCTIES), retornou à casa desde o começo desde mês.

Ele é Graduado em Ciências Sociais, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da USP, com Pós-Graduação em Saúde Pública e Pós-doutor em Saúde Pública, com participação na pequisa "Políticas nacionais e internacionais relacionadas às ações sobre os determinantes sociais da saúde: uma abordagem das Ciências Sociais", todos os títulos pela Universidade de São Paulo (USP). Confira aqui o Lattes.

“Trabalho na área de Saúde Pública desde pouco antes de me formar, o que aconteceu há três décadas e meia. Meu vínculo institucional é no Instituto de Saúde desde então, onde entrei como Sociólogo, o que depois foi requalificado por legislação estadual para Analista Sociocultural, que é minha atual função.”, conta.

No IS, ele realizava pesquisas e ministrava aulas nas áreas de Saúde do Trabalhador, Investigação de Serviços e Sistemas de Saúde e Desenvolvimento de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde. Além disso, atuou na gestão em diversos órgãos públicos de saúde. Foi consultor da UNESCO junto ao Ministério da Saúde, aprimorando instrumentos de desenvolvimento científico e tecnológico. Organizou, relatou, coordenou e participou de diversas Conferências de Saúde do SUS. Foi conselheiro municipal de saúde, atuou na instalação de Conselho de Gestão Regional (CGR) e integrou Comitê de Ética em Pesquisa de Saúde do Instituto Adolfo Lutz (CEPIAL).

Atualmente, Paulo realiza pesquisa e docência nas áreas de Saúde Pública, com foco em Direito Sanitário e em Inovação em Saúde. “Retorno ao Instituto para atividades junto ao NSSS. Minha expectativa é poder contribuir com o grupo de pesquisadores, técnicos e administrativos, no estudo e proposições de ferramentas que possam auxiliar os gestores, profissionais de saúde e população em geral na avaliação de sistemas e serviços de saúde, especialmente orientada para resultados de saúde”, afirma Paulo.

O Instituto de Saúde celebra o retorno de Paulo e deseja muito sucesso!

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica