FSP e FAPESP realizam seminário de Ciência da Implementação

15 de maio de 2019

No dia 04 de junho, das 08h00 às 18h00, acontece o Seminário de Ciência da Implementação, realizado pela FSP (Faculdade de Saúde Pública) e pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), na Avenida Dr. Arnaldo, 715, (Anfiteatro João Yunes/FSP/USP, prédio da biblioteca).

O evento, gratuito e aberto para alunos e pesquisadores, contará com a presença de diversos convidados e uma ampla programação durante o dia:

8h00-8h30 – Abertura com Prof. Dr. Fernando Cendes;

8h30-8h40 – Apresentação do BRAIMS (Brazilian IS Network) com Rafael Aiello Bomfim;

8h40-9h40 – Ciência da Implementação: abordagens metodológicas com a Dra. Vilma Irazola;

9h40-10h00 – Intervalo;

10h00-11h00 – Experiências em pesquisas de implementação no Brasil: particularidades e desafios com a Profa. Dra. Milena Soriano Marcolino;

11h00-12h00 – Mesa redonda com perguntas e respostas entre participantes e os professores convidados;

12h00 – Almoço;

14h00-14h30 – Opções de financiamento da FAPESP com o Prof. Dr. Victor Wünsch Filho;

14h30-15h30 – Apresentações de estudantes e pesquisadores;

15h30-16h00 – Intervalo;

16h00-17h00 – Discussão sobre potenciais projetos/ Futuro BRAIMS;

17h00-18h00 – Conclusões e encerramento.

Sobre a Ciência da Implementação, ela pode ser interpretada como uma abordagem que preenche o espaço entre o conhecimento decorrentes de evidências científicas e sua aplicação nos serviços de saúde, do qual pode levar cerca de 15 anos para acontecer. A pesquisa de implementação utiliza métodos e estratégias para promover a aceitação pela comunidade de intervenções que se mostraram eficazes na prática rotineira com o objetivo de promover a saúde da população.

Sendo assim, o conhecimento dos métodos da Ciência da Implementação e sua adaptação aos diferentes contextos brasileiros, integrando pesquisadores, equipes de atenção primária à saúde e membros da comunidade é muito importante para toda comunidade acadêmica da área da Saúde Pública. O seminário surge com o objetivo de estabelecer o encontro de profissionais com experiências em projetos de Ciência da Implementação na América Latina com docentes, estudantes de graduação e pós-graduação da FSP e de outras unidades da USP, bem como de outras instituições de São Paulo e do Brasil.

É necessário realizar um cadastro aqui caso tenha interesse em participar. O evento não garante estacionamento e almoço aos participantes. No dia do evento, será disponibilizado certificados para os integrantes e palestrantes.

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica