Associação Paulista de Saúde Pública realiza curso “Corpo, Gênero e Sexualidade”

26 de abril de 2019

A Associação Paulista de Saúde Pública (APSP), durante o mês de maio, realiza o curso “Corpo, Gênero e Sexualidade”, na sede da APSP, localizada na rua Cardeal Arcoverde, 1749, Pinheiros. Os encontros serão todas as terças e quintas-feiras, entre os dias 09 e 23 de maio, das 19h às 22h20.

Em seis encontros serão abordadas as seguintes questões: Qual é o papel do gênero na sociedade? Qual a diferença entre gênero e sexualidade? Como nos apropriamos do nosso próprio corpo? Será que é possível pensar no gênero como categoria de análise isolada? Como ele se intersecciona com raça/etnia e classe? Como esses marcadores influenciam a saúde?

Visando seu público-alvo - trabalhadores, graduandos e pós-graduandos - o objetivo do curso é estimular o debate, proporcionando assim uma reflexão crítica do tema para além do campo da saúde.

Programação:

07/05 – Gênero e Sociedade

09/05 – Vertentes da Sexualidade

14/05 – Direito ao corpo

16/05 – Saúde LGBT+

21/05 – Interseccionalidade: determinantes estruturais da saúde

23/05 – Rota Crítica

Facilitadores:

- GT “Gênero como categoria de análise decolonial” (FCM-UNICAMP);

- Elizabete Franco – Doutora em Educação (UNICAMP), docente do curso de Obstetrícia e da pós-graduação em Mudança Social e Participação Política (EACH/USP);

- Bruno Puccinelli – Doutor em Ciência Sociais (UNICAMP), membro do NUDHES (Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos e Saúde LGBT da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo);

- Gabriela Calazans – Doutora em Medicina Preventiva (FMUSP), pesquisadora (Laboratório de Investigação Médica 39/FMUSP);

- Maria Fernanda Terra – Doutora em Ciências (FMUSP), docente do curso de Enfermagem (FCMSCSP);

- Anna Meneses – Mestranda em Ciências da Saúde (FMUSP).

As inscrições podem ser feitas pelo link, com o custo de R$100,00. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail gesa.apsp@gmail.com. Caso queira marcar presença no evento do Facebook, clique aqui.

Núcleo de Comunicação Técnica-Científica