Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Avaliação Econômica em Saúde (AES)

Avaliação econômica em saúde compreende a análise comparativa de diferentes tecnologias, no âmbito da saúde, referentes aos seus custos e aos efeitos sobre o estado de saúde. As principais técnicas de avaliação econômica completa são a análise de custo-efetividade, custo-utilidade, custo-minimização e custo-benefício.


ANÁLISE DE CUSTO-EFETIVIDADE: É um tipo de avaliação econômica que compara distintas intervenções de saúde, cujos custos são expressos em unidades monetárias e os efeitos, em unidades clínico-epidemiológicas (mortalidade, morbidade, hospitalização, eventos adversos, etc).


ANÁLISE DE CUSTO-UTILIDADE: É um tipo de análise de custo-efetividade em que os efeitos das tecnologias são medidos em Anos de Vida Ajustados pela Qualidade (AVAQ). Os custos de intervenções de saúde são expressos em unidades monetárias.


ANÁLISE DE CUSTO-MINIMIZAÇÃO: É um tipo de análise de custo-efetividade que compara somente os custos de duas ou mais tecnologias, uma vez que os efeitos sobre a saúde que resultam das tecnologias comparadas são considerados similares.


ANÁLISE DE CUSTO-BENEFÍCIO: É uma avaliação econômica em que tanto os custos das tecnologias comparadas quanto seus efeitos são valorizados em unidades monetárias.

 

No site da REBRATS ¿ Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde estão disponíveis diretrizes para elaborar estudos de avaliação econômica e impacto orçamentário.

 

http://rebrats.saude.gov.br/diretrizes-metodologicas

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado