Humanização

A A A Tamanho do texto

Informações Gerais

DRS IV Baixada Santista

RRAS 07

Endereço: Rua Oswaldo Cruz, 197, Boqueirão -  Santos, SP

Site: http://paibaixadasantista.org.br/index.html

E-mail: diradm@paibaixadasantista.org.br

 

O Polo de Atenção Intensiva em Saúde Mental (PAI) é um modelo de hospital idealizado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP) para suprir a necessidade de um serviço de internação breve a indivíduos portadores de transtornos mentais severos e persistentes em quadro agudo (crise).

     O PAI tem por objetivo oferecer ao indivíduo portador de transtorno mental tratamento intensivo por meio de intervenções eficazes e atendimento de excelência, visando a sua reinserção social. O projeto terapêutico abrange ações intensivas e transdisciplinares e proporciona um tratamento humanizado, focando não somente o envolvimento do paciente, mas também da família e da comunidade.

     O PAI-BS está localizado no Hospital Geral Guilherme Álvaro, sendo referência na Baixada Santista nos atendimentos em quadro agudo (crise) psiquiátrico. Todos os usuários admitidos provêm de unidade de saúde dos municípios da Baixada Santista, através da Central de Regulação do Serviço de Saúde (CROSS). É composta por nove municípios: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente; possui uma população estimada de 1.781.727 habitantes (SEADE 2017).

     Em julho/2019, a unidade PAI-BS passou a ser gerida pela OSS Pacaembu, que através de novos projetos, incorpora em sua missão um novo papel, passa a ser além de uma enfermaria de referência em atendimento a crise psiquiátrica também um equipamento sinalizador para os municípios podendo contribuir no fortalecimento da RAPS, aumentando a capacidade de resposta da Rede, investindo em estratégias de articulação dos pontos de atenção da RAPS para ampliar a comunicação e a corresponsabilização entre os serviços, comprometendo-se com a qualidade e resultado da atenção as demandas de cada paciente internados no PAI em sua singularidade, bem como maior sensibilização dos profissionais em relação à importância de cada sujeito no cuidado em saúde mental, utilizando diretrizes previstas na Política de Humanização.

     A proposta do tratamento no PAI- BS visa a ultrapassar os muros, onde a continuidade do tratamento é um grande enfoque aos profissionais, para que possa garantir a igualdade e equidade do sujeito em tratamento.

    Os profissionais atuam com grupos terapêuticos, oficinas, atividades físicas, lúdicas, que possam atender a cada usuário do serviço conforme a proposta terapêutica, respeitando o processo para reabilitação da crise específica, importante ressaltar que os profissionais da Rede, familiares e ou responsáveis, fazem parte deste processo, recebem orientações quanto a proposta do serviço, da continuidade do tratamento no território, do qual é enfatizado na alta responsável junto a equipe responsável.

    Em implantação, o aprimoramento do instrumento de alta hospitalar, passa a ter em sua estrutura um Plano de alta com participação de todos os profissionais envolvidos na assistência e tratamento de todos os pacientes, para casos de maior complexidade que exige uma articulação intersetorial é elaborado o PPTS (Projeto terapêutico Singular), estes instrumentos fortalecem as práticas instituindo de fato ações norteadas pelas Diretrizes da PNH e da OSS Pacaembu no PAI BS.

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado