Humanização

Articulação com a rede

externa - Alta responsável

na Maternidade

• Fortalecimento da aproximação e comunicação com a atenção básica dos municípios atendidos pelo hospital;
  • Visitas agendadas à maternidade com as gestantes dos municípios;
  • Ampliação da utilização do Plano de Parto da Atenção Básica;
  • Maternidade Apoiadora em Política de Humanização: integração com a Atenção Básica dos municípios e destaque para o cuidado às gestantes indígenas.

Valorização do trabalho e do trabalhador

Saúde Mental e cuidado do colaborador

• Realização de rodas de conversa com os colaboradores nos diferentes setores;
  • Acolhimento psicológico do colaborador.

Defesa dos direitos dos Usuários

Atendimento ao paciente indígena

• Reuniões com lideranças indígenas e representantes da FUNAI;
  • Implantação do piloto do Plano de Parto Indígena.

Produção do cuidado em período de Pandemia Covid-19

Acolhimento aos pacientes, acompanhantes e colaboradores

• Realização de vídeo chamada entre pacientes e familiares;
  • Implantação do Ambulatório de Acolhimento ao Colaborador;
  • Acolhimento psicológico para colaboradores e terceirizados;
  • Rodas de conversa com as equipes.

OUTRAS AÇÕES DE HUMANIZAÇÃO

Realização de Rodas de conversa, palestras, comemorações e ações de prevenção em saúde com profissionais e usuários;Encontro de Humanização em Maternidades - 10 de março de 2020:

Representando o Hospital Regional Jorge Rossmann, a obstetriz Yandara Arruda Botelho e a psicóloga e presidente da Comissão de Humanização, Ana Maria Guimarães, participaram no dia 10 de março do Fórum de Maternidades do Estado de São Paulo “A Humanização do Parto e Nascimento e Prevenção da Mortalidade Materna”, realizado no Hospital Estadual de Bauru.

Como parte do projeto Maternidades Apoiadoras em Política de Humanização, o evento foi promovido pelo Núcleo Técnico de Humanização da SES/SP. A equipe do HRJR integrou o grupo temático “A assistência ao pré-natal: da assistência básica ao alto risco” e falou sobre as iniciativas para a alta responsável, a saúde indígena e outras ações promovidas na instituição para a saúde integral da criança e da mulher.

HRJR promove Fórum de Saúde Materno-infantil - 20 de fevereiro de 2020:

Visando a troca de informações entre as equipes do Hospital Regional Jorge Rossmann, em Itanhaém, com médicos e profissionais de enfermagem da atenção básica dos municípios de referência na região, foi realizado em 06 de fevereiro, no auditório, o Fórum de Saúde Materno-infantil, com apresentação dos temas “Infecção do Trato Urinário”, da ginecologista e obstetra Samira Haddad, e Prematuridade, da pediatra Daniela Gabbia.

O diretor técnico do HRJR, Dr. Cézar Kabbach, abriu o evento e reforçou a importância do Fórum. “Queremos que a nossa linha de cuidado tenha um tratamento integral. Essa é uma iniciativa importante no combate à prematuridade e diminuição do índice de mortalidade materno-infantil na nossa região.”

Para a articuladora de humanização do DRS-IV, Mara Regina Annunciação, o evento contribuiu para esclarecer um tema importante. “Fico muito feliz por esse primeiro Fórum. Foi ótimo. A escolha dos temas veio ao encontro de uma demanda dos municípios em aprimorar a linha de cuidado da gestante na atenção primária, tão necessária. O HRJR está sendo parceiro ao compartilhar o saber dos seus profissionais”.