Humanização

Destaques de Ações em Humanização

Ações Desenvolvidas

DIRETRIZES DA POLÍTICA DE HUMANIZAÇÃO

Alta Qualificada na Área Materno Infantil:

Projeto Geminar Municipal: presença do técnico do município de Assis na maternidade para identificar as gestantes/puérperas/RN que estão de alta, agendado a primeira consulta na unidade básica de saúde após alta hospitalar. A puérpera e o recém-nascido já saem com agendamento da primeira consulta na unidade de saúde.

-Identificação pela equipe hospitalar dos recém-nascidos que necessitam de maior orientação da família/cuidador para transição do cuidado.

-Espaços de Discussão de casos e elaboração do plano de cuidado entre as equipes hospitalares (neonatal) e da rede de atenção primária e outras redes na transição e continuidade do cuidado.

RN em situação de vulnerabilidade/ risco.

-Visitas domiciliares da equipe hospitalar para atendimento compartilhado com atenção básica.

Alta Qualificada da Clínica Médica:

Reuniões (externas) com o Grupo de alta qualificada da rede municipal de Assis (Santa Casa de Assis, Secretaria da Saúde de Assis e HRA).

Reuniões ordinárias mensais da Comissão de Humanização do HRA.

Encaminhamento dos protocolos da Secretaria Municipal de Saúde de Assis para conhecimento da comissão e equipe de alta hospitalar.

Reuniões para discussão e estabelecimento de relatório de alta e fluxos com a equipe da clínica médica.

Integração entre as Equipes para proposta de implantação dos fluxos definidos.

Análise dos indicadores criados e acompanhamento das ações.

Clínica Ampliada, Produção de Redes, Produção do Cuidado.

Transição do Cuidado

Projeto Pétala:

Acolhimento e atendimento à vítima de violência sexual (mulheres, crianças, homens)

-Assistência e atendimento de mulheres e crianças vítimas de violência sexual – articulação da rede interna e externa, discussão de casos em situações de vulnerabilidades.

Acolhimento,

Clínica Ampliada, Produção do Cuidado,

Produção de Redes.

Ouvidoria:

Canal aberto entre o usuário e a instituição. As Ouvidorias funcionam como facilitadoras de comunicação entre os atores sociais por meio de uma escuta especializada visando resgatar os direitos dos cidadãos com ética, respeito, solidariedade, responsabilidade e reconhecimento mútuo.

Garantir o direito ao acompanhante internado na instituição:

• Favorecer a continuidade entre o contexto da vida em família e na comunidade e o ambiente hospitalar, para que o usuário não desenvolva o sentimento de ter sido arrancado de sua vida cotidiana.
  • Dão expressão vital a essa continuidade, trazendo o “cheiro” dos territórios afetivos para dentro do hospital, de modo a garantir a continuidade da vida das pessoas internadas.
  • Trazem a noção de que reconhecer a pessoa em sua expressão subjetiva e sociocultural constitui a base para a sua corresponsabilização pelas condutas terapêuticas.
  • A presença da comunidade dentro do hospital tensiona favoravelmente   a gestão do cuidado hospitalar.

Defesa do direito do usuário