Humanização

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Destaques de Ações de Humanização

DIRETRIZ: ACOLHIMENTO/ CLÍNICA AMPLIADA E COMPARTILHADA

 

- Acolhimento no acesso aos pacientes externos com falha no agendamento: tem como objetivo identificar e acolher pacientes que compareçam a unidade com divergências de agendamento impossibilitando seu atendimento. É realizado um trabalho de triagem e ações junto ao órgão referência de agendamento a fim de, assegurar assistência e orientação ao paciente.

 

- Acolhimento na consulta farmacêutica: visa proporcionar atendimento individualizado aos pacientes e acompanhantes que serão submetidos aos exames de Biópsia Prostática, Colonoscopia e Raio x, orientando quanto ao medicamento dispensado, medicamentos de uso contínuo utilizados e alimentos, ofertando ambiente acolhedor para que o paciente consiga expor suas dúvidas.

 

- Acolhimento aos pacientes sob suspeita de violência doméstica: tem como objetivo ter o acompanhamento amplo destes pacientes, desta forma foi realizada uma busca ativa, afim de elaborar um banco de dados com os responsáveis em cada município que o AME SJC é referência, para que sejamos devidamente informados e integrados sobre as ações desempenhadas pelo município diante da notificação (SINAN). Esta é ainda uma forma de garantir o devido acolhimento e direcionamento a essas possíveis vítimas de violência. Em casos de notificações registradas para pacientes que não abrangem a região do Alto Vale do Paraíba, será tratado de forma individual, mas o acolhimento, direcionamento e acompanhamento serão os mesmos.

 

- Acolhimento e levantamento de indicadores de oncologia A unidade está desenvolvendo, em conjunto com diversos setores, o levantamento de indicadores voltados para os pacientes diagnosticados com neoplasia maligna e, buscando informações sobre o atendimento inicial realizado pela UBS do município deste paciente até a conclusão do diagnóstico realizado pelo AME SJC, desta forma é realizado uma breve pesquisa pelo Núcleo Interno de Regulação - NIR, pois este é o setor que recebe 100% dos casos oncológicos. Esta medida foi adotada como forma de assegurar indicadores fidedignos. Estes pacientes são devidamente acolhidos pela equipe de enfermagem, atendidos nas linhas de cuidado e recebem apoio psicológico. Podem ainda buscar maiores informações junto ao serviço social da unidade, sendo que este setor realiza por fim, a busca ativa para analisar se este paciente passou em sua primeira consulta agendada pela rede, para início do seu tratamento.

 

DIRETRIZ: VALORIZAÇÃO DO TRABALHO E DO TRABALHADOR

 

- AME LER:  tem como intuito incentivar a prática da leitura e doação de livros entre os colaboradores da unidade, permitindo livre acesso a exemplares diversos, visando o crescimento e desenvolvimento intelectual e profissional.

 

 

DIRETRIZ: REDES

 

- Prevenção à cegueira na infância - Linha de Cuidado Reflexo Vermelho: Visa garantir o acesso e a realização do re-teste para os recém-nascidos, assegurando a efetivação, qualificação e padronização perene da busca ativa dos casos indicados no âmbito da região de abrangência do AME SJC.

 

- Matriciamento Compartilhado: Integração da proposta do Projeto de Matriciamento com a diretriz de atuação do CIH, contribuindo para o bom andamento dos fluxos e projetos já desenvolvidos.

Treinamento Externo com a atenção básica:

 

 

 

 

 

 

DIRETRIZ: FORMAÇÃO

 

- Roda de conversa – aprendendo com a humanização: tem como foco a realização de rodas de conversa para circulação do saber a partir da PEH e na horizontalidade favorecendo o envolvimento dos colaboradores da unidade, disseminando assim conceitos entre os membros do CIH e demais colaboradores do AME.

 

-DIRETRIZ: AMBIÊNCIA:

 

- Ambiência para pacientes pediátricos: Inicialmente, foi realizada a pintura de parede da área de espera para consulta com a endócrino pediatra da unidade e no setor de Coleta, foram aplicados adesivos de super-heróis com o intuito de tornar o espaço mais próximo a realidade da criança e estimular a coragem, sendo a ambientação deste local elaborada pelo setor de comunicação. Inserido ainda a entrega de um certificado de “coragem” para todas as crianças, a fim de simbolizar que venceram o momento do atendimento.

 

Sala reservada para coleta, voltado para atendimento infantil:

 

 

 

Certificado de coragem emitido para as crianças que realizaram o procedimento:

 

 

 

Ambiente de atendimento de Endocrinologia Pediátrica

 

 

 

DIRETRIZ: DEFESA DOS DIREITOS DOS USUÁRIOS / VOZ DO USUÁRIO / GESTÃO PARTICIPATIVA

 

- Acolhimento no Acesso de Usuários e Acompanhantes – Este projeto é resultado da pesquisa entre usuários e colaboradores, após aprovado, foi realizado a sinalização dos batentes das portas das salas por cores e números bem visíveis, facilitando o acesso e direcionamento as consultas e exames para garantir a pontualidade e melhor identificação nos atendimentos, conforme agendamento prévio.

 

 

 

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