Humanização

A A A Tamanho do texto

Relato da III Semana de Humanização do Hospital Estadual Américo Brasiliense - HEAB

 

 

RELATO DA III SEMANA DE HUMANIZAÇÃO DO HOSPITAL ESTADUAL AMÉRICO BRASILIENSE - HEAB

 

 

Humanização: como isso funciona? Movidos por esse questionamento, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e o Hospital Estadual Américo Brasiliense (HEAB) realizaram, na semana de 25 a 29 de setembro de 2017, a III Semana de Humanização.

 

O evento foi voltado aos colaboradores, mas com participação aberta para a rede de serviços de saúde que compõem o Departamento Regional de Saúde III.

 

A semana foi composta por diversas atividades, entre elas palestras que tiveram como objetivo primordial desmistificar e esclarecer o que é a humanização da saúde, desvinculando-a de atividades lúdicas, trabalho voluntário e postura de amor ao próximo, buscando, além de disseminar o conceito utilizado de humanização na Instituição, fortalecer a Política Nacional e Estadual de Humanização para a qualificação da atenção e gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Dentre as palestras foram trabalhados os seguintes temas:

 

- Política de Humanização: da política pública ao agir político em cada encontro no SUS: ministrada por Cristiane Marchiori, articuladora de Humanização da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, enquanto apoiadora no Núcleo Técnico de Humanização;

 

Gestão Humanizada: apresentada pela Dra. Deborah Maciel Cavalcanti Rosa, Diretora Executiva do Hospital Estadual Bauru;

 

- A Cultura de Humanização do HEAB/AME: abordada pelo Prof. Dr. Tales Rubens de Nadai, Diretor Geral do HEAB/AME.

 

Além disso, foi oferecida aos colaboradores uma oficina sobre matriciamento, ministrada pela Prof. Dra. Cinira Magali Fortuna, docente da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto, cujo tema compõe o Projeto Integra Rede - Quebrando barreiras e aproximando serviços, de iniciativa da Comissão de Humanização do HEAB/AME.

 

Paralela a realização das palestras e oficina, a "Linha do Tempo - Compreendendo a Construção da Política Nacional de Humanização" foi uma das atividades interativas realizada com os participantes durante toda a Semana. Nesta foi abordado um pouco da história do SUS, a inclusão da Humanização neste processo, além do histórico da humanização no HEAB/AME.

 

Confira algumas fotos!

 

 

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado