Humanização

A A A Tamanho do texto

Aconteceu em outubro o Encontro “Humanizar é Preciso” do Hospital Geral de São Mateus

 

Encontro “Humanizar é Preciso” do Hospital Geral de São Mateus

 

Desde 2003 o Hospital Geral de São Mateus realiza, no mês de outubro, o “Encontro Humanizar é Preciso”, com o objetivo de construir uma cultura institucional pela humanização.

 

Os encontros promovem espaços para trocas de diferentes olhares que contribuem para que os participantes ampliem sua capacidade de reconhecer as necessidades mútuas sob a ótica da  humanidade,  de oferecer atendimento de qualidade articulado os avanços tecnológicos ao acolhimento, assim como de proporcionar melhores condições de trabalho  e aprimorar o processo de comunicação.

 

Este ano, com o tema “HGSM convida: vamos construir a paz”, o 15º encontro ocorreu de 11 a 31 de outubro.

 

No hospital, o encontro começou muito antes com a promoção de Rodas de Conversa entre os trabalhadores, sempre na discussão o tema da paz. 

 

Já o evento contou com a presença de profissionais de diversas áreas: Prof. Dr. Reinaldo Ayer (CREMESP), Dr. Fernando Bignardi (UNIFESP), Walmir Cedotti  (HC-USP) e Cynthia R. Lazzarini Neves (psicoterapeuta especialista em Síntese Humana) que abordaram temas relacionados a paz e a saúde em suas palestras.

 

Uma das principais atividades do encontro foi à visita entre os setores do hospital que permitiu trocas solidárias entre gestores e equipes. Cada setor se organizou para acolher e informar visitadores sobre a rotina e funcionamento do seu trabalho. O resultado foi além do esperado. Os visitadores ampliaram seu conhecimento e os visitados sentiram o reconhecimento pelo seu trabalho.

 

O encerramento foi o abraço coletivo em torno do hospital, cujo objetivo era retratar e reforçar o movimento pela paz e o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Contando com a participação de aproximadamente 1.000 pessoas, demonstrou que o objetivo foi alcançado. O abraço contribuiu também para fortalecer laços entre profissionais e gestores do Hospital, com a Supervisão de Saúde de São Mateus e comunidade, passo importante para promover saúde e paz.

 

Acredita-se que o sucesso do abraço foi possível pela organização do evento, com colaboradores envolvidos e motivados, com o trabalho desenvolvido em rede na região de São Mateus, que está totalmente ligada à história do hospital (uma conquista do movimento popular). Este dia memorável teve a participação expressiva de profissionais do próprio hospital, da supervisão local de saúde com gestores e trabalhadores, da subprefeitura, de membros da capelania, voluntariados, articuladores de humanização, participantes do fórum de saúde, pacientes e seus acompanhantes, escolas parceiras e comunidade.

 

A experiência do abraço gerou muita emoção com alegria e provou mais uma vez o quanto juntos somos mais fortes.

 

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado