Humanização

A A A Tamanho do texto

Projeto "Travessia"

 

 

Relato de uma Prática Humanizada no Hospital Infantil Darcy Vargas

 

               O Hospital Infantil Darcy Vargas por se tratar de uma unidade de saúde que faz seguimento de várias patologias crônicas, identificou a necessidade de se desenvolver um dispositivo grupal para os pacientes com 18 anos de idade, momento em que são transferidos para um serviço de adulto. Com o propósito de propiciar uma passagem mais humana e tranquila desses pacientes para um novo serviço, assim como avaliar e permitir a autonomia e discernimento sobre seu tratamento.  O Projeto Travessia foi desenvolvido, em 2014, com a participação da Equipe Médica, diretoria de ambulatório e o serviço de reabilitação, utilizando a ferramenta do CROSS (Centro de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde) para agendamento na rede, concomitante com os encontros mensais com pacientes e familiares. O nome "Travessia" foi pensado tanto pelas mudanças inerentes a passagem da adolescência para maioridade quanto pela consequente finalização do acompanhamento neste serviço de saúde e encaminhamento para outros serviços. 

 

                    Após encaminhamento dos pacientes com relatório médico para diretoria do ambulatório a fim de agendar consulta no CROSS, são montados grupos por especialidade médica (endocrinologia, nefrologia, hematologia, reumatologia e urologia), de 06-08 pacientes e são propostos 04 encontros mensais.  As sessões com os pacientes e seus familiares, ocorrem em paralelo. Os temas abordados são:

 

 

             1º encontro: Resgate da minha historia de vida e do meu tratamento: "Retratos da minha história - registro de lembranças";

 

             2º Encontro: Reconhecimento da rede de assistência; "Primeira consulta no novo serviço";

 

             3º Encontro: Projetos de vida - Levantamento de necessidades "Uma conversa com o Doutor";

 

             4o Encontro: Fechamento com avaliação dos encontros e "Retratos da minha história - entrega do álbum".

 

                   Em 2015, iniciamos o segundo ano do projeto e já identificamos algumas vantagens dele para o paciente e o serviço, tais como: articulação e melhora na comunicação entre as unidades de saúde a fim de garantir a adesão do usuário no seu tratamento e prevenção dos agravos relacionados ao abandono.

 

                   O Travessia, enfim, visa garantir uma passagem mais humana e, dentro do possível, que assegure a continuidade do tratamento. Além disso, para os profissionais de saúde, o projeto tem auxiliado na implicação dos adolescentes, antes mesmo dos 18 anos, nas consultas, para que se expressem e tirem suas dúvidas sobre a doença e seu tratamento.

 

                  Contamos com o apoio do Núcleo Técnico de Humanização da SES, através do Articulador de Humanização, que tem nos auxiliado na comunicação entre as unidades de saúde para que haja êxito na articulação entre os serviços e respaldando as nossas ações para que englobem os serviços de saúde como um todo. Seguindo as diretrizes da OMS, o "Travessia" propõe um olhar para saúde não como ausência de doença, mas como estado de bem estar biopsicossocial.

 

 

 


Comissão de Humanização do Hospital Infantil Darcy Vargas e Equipe de Reabilitação.

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado