Humanização

Projeto Intervenção Artística Social Hospital Regional Sul

O HRS me impactou por sua ¿feiura¿.

Tinha certeza que precisava de uma intervenção em sua fachada e nas áreas internas como, paredes, corredores e portas, o que poderia trazer uma mudança nas relações entre todas as pessoas presentes nos ambientes ¿ pacientes, familiares e profissionais.

¿As feias que me desculpem, mas beleza é fundamental ¿ Vinicius de Morais¿.

Precisávamos transformar a ambiência deste hospital.

Uma das ferramentas de humanização é o trabalho voluntário que agrega valores, fortalece quem os pratica e enobrece quem os recebe.

Passaram-se meses entre o planejamento e a execução deste trabalho:

O que fazer?

Como fazer?

Por onde começar?

O que falar?

O que escrever?

A adesão da alta gestão foi irrestrita, inclusive participando de reuniões com o grupo de profissionais de cada andar, cuja pauta era apresentar a proposta do trabalho para ser votada ¿ tendo plano A e B ¿ e realizada naquele local.

Participação fantástica, envolvimento inesperado, embora gradual, de muitos profissionais.

Dificuldades?

Muitas. Palpites, manifestações contrárias, mas, as expressões de surpresa e aprovação foram maiores.

Resultado: HRS mais aconchegante e agradável, até com um ¿Jardim da Paz¿ local onde profissionais, pacientes e acompanhantes podem se encontrar para uma reunião, um bate papo, um descanso ou um evento.

Valeu!  ¿É o começo de muitas transformações pretendidas, desejadas, necessárias para este querido hospital poder atender dignamente essa população tão sofrida.¿

Maria Tereza Guimarães

Comissão de Humanização HRS

Para conhecer essa experiência, clique aqui.