Humanização

A A A Tamanho do texto

Projeto "Posso Ajudar?" - Santa Casa de Jaú

 

 

PROJETO "POSSO AJUDAR?"

 

Santa Casa de Jaú

DRS VI - Bauru

 

 

Objetivo da experiência

Transformar a porta/ambiente do Serviço de Urgência e Emergência e do Ambulatório através do acolhimento e da escuta. Possibilitar aos usuários do serviço, receber os esclarecimentos necessários sobre o seu local de atendimento/tratamento para agilizar o acesso aos diversos serviços da instituição (Laboratório, Radiologia, Ultrassonografia, Tomografia, Consultas Médicas, entre outros). Proporcionar ao voluntário participante do projeto o conhecimento do funcionamento e fluxo de atendimento do hospital.

 

Público alvo

Usuários do Sistema de Saúde.

 

Equipe envolvida

Área de Educação Continuada / Permanente, Serviço Social, Enfermagem e Psicologia. Alunos dos cursos técnicos de enfermagem participando como voluntários ou estágios sem remuneração.

 

Recursos utilizados

- Recursos Humanos: alunos do curso técnico de enfermagem - treinamento sobre Humanização.

- Físicos: jalecos e crachás para identificação dos profissionais envolvidos no projeto.

 

Interface com outras áreas e/ou serviços

As pessoas envolvidas na abordagem dos usuários são alunos das Escolas Técnicas dos cursos de enfermagem que foram capacitados / treinados pela equipe da Santa Casa envolvida no projeto, sendo elas: SENAC Jaú / ETEC Joaquim Ferreira do Amaral / Instituto Bezerra de Menezes IBEM / Instituto Ensino Profissionalizante IEP.

Interface com o Serviço de Urgência / Emergência - Pronto Socorro, onde ocorre o 1º atendimento e os demais setores do hospital.

 

Breve histórico da experiência

A ideia do projeto partiu da necessidade de organizar a porta de entrada do Pronto Socorro e o fluxo de entrada dos usuários para os diversos serviços do hospital. Os usuários chegam ao Pronto Socorro e se dirigem ao balcão de atendimento para solicitar informações diversas, não especificamente para o atendimento de Urgência e Emergência, ocasionando um volume grande de pessoas. Por mais informações e placas de orientações existentes no recinto, as pessoas preferem se dirigir ao balcão de atendimento para obter as informações. A permanência dos voluntários / estagiários devidamente identificados (jaleco e crachá) na porta de entrada possibilitou abordar os usuários e orientá-los sobre as mais diversas informações, inclusive dos locais de atendimento de suas necessidades. Este funcionário orienta ou até mesmo se desloca com os usuários ao serviço desejado, mostrando o caminho a ser percorrido.

 

Desenvolvimento da ação

A ação foi desenhada após o apontamento e o diagnóstico dos problemas enfrentados no setor. A porta de entrada do Serviço de Urgência e Emergência -Pronto Socorro é utilizada para acesso a outros serviços do hospital. Na chegada do usuário, o aluno / voluntário aborda-o perguntando em qual serviço do hospital pretende ser atendido. É verificado se o mesmo tem algum documento para o atendimento e mostra o caminho para se chegar ao local. Dependendo do caso, o aluno / voluntário leva o usuário até o local. Este atendimento possibilitou diminuir o trânsito desnecessário de pessoas nas áreas de atendimento. Para a realização desta abordagem utilizamos os alunos dos cursos técnicos de enfermagem do município que foram trabalhados com assuntos pertinentes à humanização e acolhimento. Os alunos interessados manifestaram o desejo de participarem do projeto juntos aos seus coordenadores e um cronograma de participação foi elaborado com cada aluno / voluntário.

 

Resultados alcançados

- Diminuição de pessoas circulando nas diversas áreas do hospital;

- Melhoria do fluxo de atendimento;

- Maior agilidade do atendimento e satisfação dos clientes;

- Seleção de futuros profissionais de saúde para ingressarem como funcionários do hospital.

 

Há fragilidades, vulnerabilidades ou problemas específicos da experiência?

Por tratar-se de alunos/voluntários do curso técnico de enfermagem pode haver a paralisação do projeto nos meses de férias escolares. Há de se considerar que o desenvolvimento deste projeto com os alunos dos cursos técnicos de enfermagem não agregou custo financeiro para a instituição.

 

Qual é o diferencial da experiência?  Por que é uma experiência inovadora?

Para a entidade trata-se de uma experiência inovadora e altamente positiva, pois possibilitou melhorar o fluxo de atendimento e de circulação de pessoas nas instalações do Serviço de Urgência e Emergência. As informações passaram a ser prestadas de uma forma mais ágil, sem a necessidade de o usuário dirigir-se ao balcão de atendimento, exceto quando o atendimento for neste serviço.

 

A experiência tem ou pode ter algum desdobramento?

O reflexo positivo do projeto é sentido pela instituição e principalmente pelo usuário do serviço de saúde. Ao ser abordado pelo aluno / voluntário do projeto, se sente mais acolhido e tem uma rápida resposta / informação para a sua necessidade. Diante disso, pretende-se ampliar o Projeto "Posso Ajudar" para outras áreas / serviços do hospital.

 

Contato

diretoria @santacasajahu.com.br

 

 

 

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado