Humanização

"Nascer" - Grupo quadrimestral voltado à saúde da gestante - Secretaria Municipal de Saúde de Lins (Atenção Básica) e Maternidade Santa Casa de Lins (Ambulatório de Alto Risco)

"NASCER" - GRUPO QUADRIMESTRAL VOLTADO À SAÚDE DA GESTANTE

DRS VI - Bauru

Objetivo da experiência

Proporcionar maior adesão das gestantes ao pré natal bem como aumento do vinculo com equipe de saúde através dos encontros.

Público alvo

Gestantes, Avós, Maridos (Pai) e ou familiar que a gestante julgar necessário.

Equipe envolvida

Equipe das Unidades Básica de Saúde e Unidade de Saúde da Família / Maternidade Santa Casa de Lins e Ambulatório de Alto risco.

Recursos utilizados

Multimídia, DVD

Interface com outras áreas e/ou serviços

Parceria com Associação Madre Paulina.

Breve histórico da experiência

As gestantes do município são acompanhadas pelas Unidades Básicas de Saúde e Unidade de Saúde da Família através da detecção precoce do teste rápido de gravidez e cadastro no SISPRENATAL. Mensalmente realizam grupo de gestante com palestras ministradas por integrantes da equipe incluindo: enfermeira, médico, dentista, agentes comunitários de saúde e Serviço Social, onde na ocasião é realizado orientações sobre as fases da gestação, alterações hormonais, desenvolvimento do feto, saúde bucal, IST, doenças epidemiológicas, tipos de parto, cuidados pós parto e com RN e entre outros, direitos das gestantes e do bebê.

Desenvolvimento da ação

Os encontros em parceria com Associação Santa Casa de Lins, ocorre quadrimestralmente onde a maternidade juntamente com secretaria de saúde promove esse encontro com ampla divulgação as gestantes e oferta de transporte até a maternidade.

Resultados alcançados

Aumento do vinculo;

Capacitação precoce da gestante;

Inclusão da gestante ao sistema SISPRENATAL;

Estreitamento de vinculo da equipe às gestantes/Puérperas e seus familiares.

Qual é o diferencial da experiência?  Por que é uma experiência inovadora?

Proporcionar a gestante bem como ao parceiro/familiar conhecimentos relacionados a maternidade e oportunamente conhecer previamente a sistemática hospitalar.

saudecoletivalins@gmail.com