Humanização

A A A Tamanho do texto

Coletivo Macrorregional de AMEs da RRAS 12 (DRS II e DRS XV): potencializar a integração entre os AMEs e a Atenção Primária à Saúde

 

 

COLETIVO MACRORREGIONAL DE AMES DA RRAS 12 (DRS II E DRS XV)

 

AMES Macrorregional

DRSII - Araçatuba e DRSXV - São José do Rio Preto

 

 

Objetivo da experiência

- Potencializar a Rede Dialógica entre os AMEs - "Conhecer os modos de fazer - interno";

- Criar senso de Grupalidade - AMEs;

- Qualificar a pratica do cuidado entre os Serviços especializado AME e Atenção Básica - Potencializar o Trabalho em Rede.

 

Público alvo

Equipe Técnica dos AMEs Macrorregional: Gerente Administrativo, Gerente Médico, profissional responsável  pela  Humanização - CIH ou GTH.

 

Equipe envolvida

Diretores de Regulação; Diretores de Planejamento;  Articuladores da Atenção Básica; Interlocutores da Promoção da Saúde, Equipes CDQ e Articuladoras de Humanização.

 

Recursos utilizados

- Encontros programados de forma bimestrais e com alternância entre os DRS.

- Metodologia: Roda de conversa e recursos audiovisuais quando necessário;

- Formação de Comissão interna entre os profissionais integrantes do Coletivo de AMEs para desenvolvimento de tarefas especifica: Elaboração de projeto.

 

Interface com outras áreas e/ou serviços

As Articuladoras da Atenção Básica integrantes da Área de Planejamento DRSII são convidadas a apresentar o Diagnóstico Situacional da APS realizado no território dos 40 municípios da região de Saúde sobre o Cuidado das doenças crônicas Diabetes e Hipertensão.

 

Constatado:

- Necessidade de Qualificar a AB para o Cuidado das Doenças Crônicas - hipertensão e Diabetes;

- AB não realiza - Estratificação de Risco destas doenças crônicas - hipertensão e Diabetes;

- Desconhecimento da AB para a realização da Estratificação de Risco;

- Influencia: Encaminhamento de Pacientes pela AB em desconformidades com o Protocolo do AME.

- Necessidade de elaborar Diagnóstico Situacional sobre o cuidado das Doenças Crônicas Diabetes e Hipertensão pelas Articuladoras da APS da região do DRSXV São Jose do Rio Preto, conforme realizado pela região de saúde DRSII.

 

Breve histórico da experiência

A intervenção junto aos AMEs iniciou com a visita e apoio técnico individual das Articuladoras de Humanização para implantação do CIH ou GTH nos AMEs e estes processos foram sendo discutidos nas Reuniões Macrorregional com a RRAS 12: CDQ (Araçatuba e São José do Rio Preto) e NTH/SES. Nesta última surgiu a proposta de implantar o Coletivo Macrorregional das RRSAS 12. O Coletivo Macrorregional iniciou com a participação das Articuladoras de Humanização e os CDQ/DRS e conforme sua evolução foi se incluindo demais áreas técnicas dos DRS da RRAS 12.

Coletivo Macrorregional de AMEs da RRAS - 12 iniciou em   Novembro de 2013, totalizando 12 encontros até a presente data.

 

Assuntos abordados inicialmente:

- Disseminação e Alinhamento da Política Pública de Humanização nos AMEs - (Conhecimento sobre CIH/GTH; Apresentação de experiências);

- Escolha Ascendente: Linhas de Cuidado da Hipertensão e Diabetes;

 

Necessidades que foram surgindo no decorrer dos encontros do Coletivo e que foram realizadas ou estão em processo de desenvolvimento:

- Alinhado Conceitualmente as diferenças entre Linha de Cuidado Interno (fluxo) X Linhas de Cuidado em Rede

- Em processo de alinhamento e construção entre os AMEs, sobre os indicadores que indicam as desconformidades do encaminhamento da APS para os AMEs;

- Em processo a elaboração do Diagnóstico Situacional sobre o cuidado das Doenças Crônicas Hipertensão e Diabetes  pelas  Articuladoras da APS da região do DRSXV São Jose do Rio Preto;

- Em andamento a elaboração/alinhamento dos Protocolos de Acesso dos AMEs nas Clinicas de Cardiologia e Endocrinologia.

 

Desenvolvimento da ação

Proposta:

- Implantar o Matriciamento dos AMEs Macrorregional RRAS 12 para a APS das Doenças Crônicas Hipertensão e Diabetes,

- Detectado necessidade de alinhamento conceitual sobre Matriciamento para os AMEs e Equipe Técnica dos DRS  da RRAS 12 participantes do Coletivo.

 

Resultados alcançados

- Entendimento sobre a Politica Pública de Humanização - PEH;

- Entendimento que o Ame é um ponto da Rede de Serviços que precisa trabalhar em conexão com demais serviços de saúde;

- Alinhamento Conceitual sobre Matriciamento para o Coletivo de AMEs;

- Criado Comissão de AMEs  e Técnicos do DRS da RRAS 12 para elaboração do Projeto de Matriciamento  dos AMEs para a APS.

- Iniciado a elaboração do Projeto de Matriciamento que será apresentado e aprovado no Coletivo Macrorregional de AMEs da RRAS 12 para posterior apresentação  na SES.

 

Há fragilidades, vulnerabilidades ou problemas específicos da experiência?

- Apresentar à Coordenação dos AMEs - CGCSS para aprovação e mudança no contrato de gestão para a inserção do Projeto de Matriciamento dos AMEs RRAS 12 para APS .

- Desafio de criar a pratica do cuidado entre os serviços através do recurso de Matriciamento.

 

Qual é o diferencial da experiência?  Por que é uma experiência inovadora?

- O Projeto é Macrorregional (RRAS 12), com amplitude que abrange um território de 102 municípios e aproximadamente 2.214.499 mil habitantes;

- É uma ação que vai de encontro com a lógica do SUS: fomento do Cuidado em REDE. 

- Projeto de Matriciamento: Proposta de integrar o Projeto ao Plano do Governo Estadual - fazer parte do Contrato de Gestão, resultando no reconhecimento da necessidade de avaliar o modo como o serviço atua na rede de atenção a saúde;

- Organizar a Linha de Cuidado Hipertensão e Diabetes: Qualificar a APS para estratificação de risco das doenças crônicas e tratamento; reduzir os encaminhamentos em desconformidades com o atendimento AME; amenizar as consequências do vazio assistencial para tratamento das doenças crônicas, bem como, envolver os AMEs num processo de trabalho conectado com os demais serviços de saúde de forma sistemática e não pontual entendendo que a corresponsabilidade esta desde a entrada do paciente, realização do diagnóstico e a continuidade do cuidado.

 

A experiência tem ou pode ter algum desdobramento?

Inclusão da APS no Coletivo de AMEs Macrorregional e de representantes das Santas Casas inicialmente envolvidas na Estratégia Santa Casa Sustentável, fomentando e integrando a este processo a Alta Responsável destas duas Linhas de Cuidado-Hipertensão e Diabetes. 

 

Contato

leiaplis@hotmail.com e drs15-loliveira@saude.sp.gov.br

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado