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Cirurgia sim, dúvida não: orientação a pacientes e cuidadores na fase pré-operatória - Hospital Especializado em Oncologia de Jaú

 

 

CIRURGIA SIM, DÚVIDA NÃO.

 

Hospital Especializado em Oncologia de Jaú

DRS VI - Bauru

 

 

Objetivo da experiência

Orientar pacientes e cuidadores que se encontram na fase pré-operatória.

 

Público alvo

Pacientes cirúrgicos, juntamente com seus cuidadores / acompanhantes.

 

Equipe envolvida

A ação é desenvolvida pela equipe multiprofissional, representada por enfermeiros, assistente social, psicólogo, farmacêutico, nutricionista.

 

Recursos utilizados

Áudio visual (TV), materiais diversos que o paciente utiliza durante a internação, como: bolsa e placa de colostomia, curativos, sondas, cateter intravenoso, frasco de alimentação, cânulas, etc.

 

Interface com outras áreas e/ou serviços

- Recepção;

- Agendamento cirúrgico;

- Serviço de anestesia;

- Unidades de Internação Cirúrgicas (UI);

- Centro Cirúrgico (CC);

- Sala de Recuperação Anestésica (SRA);

- Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

 

Breve histórico da experiência

Primeiro é apresentado os objetivos do projeto, a oportunidade de conhecer e esclarecer dúvidas.

O enfermeiro inicia a orientação de internação envolvendo a fase pré e pós operatória, e em seguida é passado o filme ilustrativo, onde mostra a simulação de um paciente e cuidador que chegam internar para o processo cirúrgico.  O filme demonstra o paciente e cuidador na recepção do hospital, depois sendo encaminhado a enfermaria cirúrgica e recebendo orientação pré operatória pelo enfermeiro. Em seguida o mesmo é encaminhado ao centro cirúrgico (CC), recebido pelo serviço de anestesia, e encaminhado a sala de cirurgia. Onde acontece a simulação da cirurgia, após a recuperação anestésica (SRA) e sua recuperação na unidade de terapia intensiva (UTI). Em seguida o vídeo mostra o paciente retornando a unidade de internação, seguindo no pós operatório e após recebendo orientações e alta hospitalar.

 

Desenvolvimento da ação

O projeto é desenvolvido de segunda a sexta feira, no horário das 7 às 8 horas na sala de recepção geral, onde os pacientes aguardam para ser chamados nas senhas. Eles recebem orientação no dia que está agendado para passar em avaliação com a equipe de anestesia, ou seja, previamente a data da cirurgia que já está agendada.

 

Resultados alcançados

Aproximação da equipe multiprofissional com os pacientes e acompanhantes, diminuição da ansiedade do desconhecido, esclarecimentos de dúvidas, acolhimento. Identificação da necessidade de atendimento individualizado por algum profissional. Então o mesmo já recebe orientações para procurar o serviço/setor específico.

 

Há fragilidades, vulnerabilidades ou problemas específicos da experiência?

Ainda é cedo para detalharmos especificamente, pois estamos acompanhando e avaliando dia a dia. As fragilidades/vulnerabilidades encontradas já foram sendo alinhadas.

 

Qual é o diferencial da experiência?  Por que é uma experiência inovadora?

Devido o paciente sentir-se acolhido pelo hospital, pelo mesmo entender que existe uma equipe multiprofissional direta e indiretamente trabalhando para seus cuidados. O paciente chega mais confiante com o serviço, equipe e procedimentos a ser realizados. Evita o cancelamento de cirurgias por intercorrências que o desconhecido/medo proporcionam, como a hipertensão, descompensação da glicemia, entre outros.

 

A experiência tem ou pode ter algum desdobramento?

Sim, com o fortalecimento do projeto, pode o mesmo ser individualizado a grupos específicos de pacientes por especialidades, e assim as orientações serem mais focadas.

 

Contato

enfermagem.alessandro@amaralcarvalho.org.br

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