Humanização

A A A Tamanho do texto

Apresentação

No sentido de integrar experiências ao movimento pela humanização do parto e do nascimento, o Núcleo Técnico de Humanização, reconhece a relevância da área ao agregar forças e formas de ação diversas na luta pelo protagonismo de mulheres, de crianças e de suas famílias.


Entendemos que as questões que permeiam o cenário “maternidade” são muito mais complexas e diversas do que, estritamente, as práticas de saúde que envolvem o parto, o nascimento, o puerpério e o planejamento familiar. Claro que tais práticas necessitam ser qualificadas permanentemente, entretanto há outras questões como: sexualidade, vínculos, vulnerabilidades, estereótipos de mãe e mulher e outras tantas que nos levam a reconhecer relações de poder e de afectabilidades produzidas no mundo das mulheres e crianças. Questões que demandam problematizações para a expansão das vidas das mulheres, dos seus corpos e de suas relações afetivas.


O NTH considera o apoio em Humanização como um valor coletivo, um “fazer com” as equipes apoiadas, fomentando grupalidades, produção do comum, análise crítica das práticas de saúde e produção do cuidado ampliada. Apoio a partir de diretrizes da PNH como Acolhimento, Acolhimento com Classificação de Risco, Gestão Compartilhada, Ambiência, Inclusão da rede afetiva e familiar, Transição do Cuidado, Clínica Ampliada. Uma clínica materno-infantil que sacuda as tecnologias que naturalizam certas concepções que submetem a mulher a ordens morais e regulatórias de gênero. Por uma clínica relacionada com a desnaturalização de julgamentos morais travestidos em práticas de cuidado ainda tão comumente vivenciados nos hospitais e maternidades de modo geral.


A PNH e a PEH afirmam a inclusão das diferenças na composição entre diversos modos de viver, nascer, conviver, cuidar. Humanização sempre em processo permanente de análise crítica das práticas de saúde por um tipo de clínica que se abra para um cuidado que inclui a vida em suas múltiplas formas.


•    Caderno HumanizaSUS – clique aqui

•    O que pode o corpo da mulher? – clique aqui


Neste sentido, o NTH e Articuladores de Humanização, desde 2014, têm organizado alguns arranjos para o trabalho e apoio às equipes das maternidades, como descrito brevemente a seguir.


Para saber mais de cada movimento, clique nos links sinalizados em destaque.

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado