Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Selo SINASC

O HGSM recebe o selo SINASC

 

Mais uma vez o Hospital Geral de São Mateus, recebe o Selo Sinasc Ouro (Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos), resultado do padrão de qualidade alcançado no ano de 2018 no preenchimento e digitação das Declarações de Nascidos Vivos. Parabenizamos as equipes do setor de Internação e Enfermagem pelo empenho e dedicação!

 

O que é o SINASC?

 

O Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (SINASC) tem por objetivo reunir informações relativas aos nascimentos ocorridos em todo o território nacional. A fonte dos dados é a Declaração de Nascido Vivo (DN), padronizada pelo Ministério da Saúde, com cerca de 41 variáveis, entre as quais podem ser destacadas: duração da gestação, peso do recém-nascido, idade da mãe, local de ocorrência e tipo do parto.

A partir da base de dados do SINASC é possível:

Conhecer o perfil de nascidos vivos, identificando seus diversos aspectos: peso ao nascer, condições de vitalidade, idade da mãe, prematuridade, distribuição espacial e temporal, entre outros.


Oferecer subsídios para o desenvolvimento de ações para melhorar o atendimento às gestantes e aos recém-nascidos, identificando situações de risco.


Calcular indicadores tais como percentual de partos cesarianas, nascidos vivos com baixo peso e por faixa etária da mãe. O número de nascidos vivos também é utilizado como denominador para cálculo da cobertura vacinal, coeficiente de mortalidade infantil e materna.
 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado