CVE - Centro de Vigilância Epidemiológica "Prof. Alexandre Vranjac"

A A A Tamanho do texto

Apresentação

Vigilância Epidemiológica hospitalar

 

Instituído pela portaria nº. 2529 de 23 de Novembro de 2004, o Subsistema de Vigilância Epidemiológica em Âmbito Hospitalar, formado, inicialmente, por uma rede nacional de 190 Núcleos Hospitalares de Epidemiologia com o objetivo de aperfeiçoar a vigilância epidemiológica através da ampliação da rede de notificação e investigação de doenças transmissíveis, sendo o hospital a porta de entrada de pacientes com doenças de manifestações graves, como as emergentes. A notificação imediata destes agravos possibilita a implementação de medidas de controle e a interrupção da cadeia de transmissão da doença.

 

O estado de São Paulo contava, nessa época, com 39 hospitais com núcleos hospitalares de epidemiologia  NHE pertencentes á rede nacional.

 

Em 2011, ampliou esta rede criando a rede estadual de núcleos hospitalares de epidemiologia (NHE) com a  implantação de mais 17 unidades da rede estadual de hospitais de gestão de Organizações Sociais de Saúde  OSS.

 

Em janeiro de 2014, com a publicação da Portaria GM/MS 183, de 30/01/2014 o Subsistema foi substituído pela Estratégia de Vigilância Epidemiologica Hospitalar sendo criada a Rede de Vigilância Epidemiológica Hospitalar  REVEH, fortalecendo a proposta de detecção oportuna das doenças de notificação compulsória (DNC), os agravos de importância nacional e internacional, bem como a detecção de alteração do padrão epidemiológico em regiões estratégicas do país atuando assim como unidades sentinela para a REVEH. O estado de São Paulo ampliou a rede com a implantação de NHE em dois hospitais em grupos de vigilância epidemiológica regionais que não possuíam nenhum hospital com NHE, passando a compor a Rede Nacional com 41 unidades de núcleos hospitalares de epidemiologia.

 

 

 



 

..................................................................................
Veja a relação dos Núcleos.

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado