CVE - Centro de Vigilância Epidemiológica "Prof. Alexandre Vranjac"

A A A Tamanho do texto

EAD

Curso a distância sobre Epidemiologia

>> E@D

 

Nova etapa para o processo de capacitação em Vigilância dos profissionais de saúde no Estado de São Paulo: O desafio do ensino à distância  E@D

 

Neste início do século XXI, onde a utilização da Internet é preponderante como meio de comunicação e capacitação, é proposta desta Divisão a elaboração e a implantação do Ensino à Distância - EAD.

 

Com o advento do EAD, visualiza-se a possibilidade de ampliar o alcance das nossas ações educativas pela facilidade de participação de um amplo contingente de pessoas que trabalham com saúde e na vigilância epidemiológica nos municípios e no estado, formando uma rede de aprendizagem e de conhecimento.

 

O EAD permite o acesso à capacitação em larga escala e o público primordial são os profissionais dos municípios, que anteriormente, tinham que se afastar das suas unidades de trabalho, processo nem sempre autorizado pelos gestores, dada a necessidade do atendimento ininterrupto à população. É importante salientar a alta rotatividade dos profissionais da rede de saúde dos municípios, o que demanda ações educativas permanentes.

 

>> Capacitação em Sala de Vacina  EAD

 

Em 2011, foi elaborado, em conjunto com a Divisão de Imunização, com o Núcleo de Informação de Vigilância Epidemiológica e com o Centro de Formação de Recursos Humanos para o SUS/SP Dr. Guilherme de Souza - CEFOR, o projeto de Capacitação em Sala de Vacina EAD, constituído por onze módulos instrucionais.

 

No período de 2011 a 2013, foram realizados três treinamentos com a participação de 3.528 profissionais universitários e de nível médio, com aproximadamente 1.000 alunos por turma. Nestes processos, estiveram envolvidos 110 tutores que foram capacitados em três treinamentos presenciais.

 

A avaliação do aprendizado foi extremamente favorável, com 95,1% a 98,2% dos alunos, dependendo do módulo, afirmando que houve acréscimo do conhecimento.

 

Os módulos que receberam as melhores avaliações por parte dos alunos foram: Bases Imunológicas e Bases Epidemiológicas, o que pode traduzir o interesse dos profissionais de melhor conhecer e fundamentar o trabalho desenvolvido no dia a dia.

 

>> TBVE Dengue  EAD

 

A construção do TBVE Dengue  EAD, coordenada pela Divisão de Métodos, foi intersetorial, envolvendo a Divisão de Dengue e o Núcleo de Informação de Vigilância Epidemiológica do CVE, a SUCEN, o Instituto Adolfo Lutz, o Centro de Vigilância Sanitária e o CEFOR.

 

Este trabalho resultou na elaboração de 10 módulos técnicos que culminou com a realização da primeira capacitação em 2012, com 887 alunos, e a segunda turma em 2013, com 975 participantes.

 

Encontrar uma linguagem comum e acessível aos diferentes públicos, foi um dos pilares da construção do TBVE Dengue - EAD, e pode-se avaliar que este objetivo foi atingido, com a avaliação de aproximadamente 97,5% dos alunos de que houve acréscimo de conhecimento, destacando o Módulo 5 - Conceitos de Entomologia e Vigilância Epidemiológica da Dengue, com 98,8%. Com relação à expectativa, todos os módulos tiveram avaliação satisfatória, que variou de 47 a 57%, e acima da expectativa, de 43 a 53%. Não houve nenhuma resposta insatisfatória.

 

>> Estágios

 

A Divisão de Métodos realiza a coordenação do Programa Integrado de Estágio para Residentes e outros Profissionais de Saúde em Vigilância Epidemiológica, nos meses de maio e outubro de cada ano. O objetivo é apresentar a estrutura e as atribuições do Sistema de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, sensibilizando o profissional para a importância do papel da Vigilância Epidemiológica na compreensão do processo saúde-doença, com ênfase nas ações de prevenção e de controle das doenças de notificação compulsória.

 

O público alvo é de profissionais de saúde que estejam cursando especialização, residência ou aprimoramento nas áreas de Saúde Pública, Infectologia, Medicina Preventiva ou Social. As principais instituições parceiras são: Instituto de Infectologia Emílio Ribas, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

 

Desde 2013, a Divisão de Métodos coordena a Atividade Integrada aos Serviços dos alunos do Curso de Graduação em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, realizada no período de setembro a novembro todos os anos, com a participação das Áreas Técnicas do CVE.

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado