CRATOD - Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas

A A A Tamanho do texto

Estágio Fundap

Desde 1980, a Fundap vem encarregando-se da gestão de diversos programas especiais de treinamento, aperfeiçoamento e formação de recursos humanos para a área pública, dentre eles o Programa de Estágios para estudantes de nível superior, educação profissional de nível médio e ensino médio.
O papel da Fundap como agente de integração entre as escolas e os órgãos públicos é identificar oportunidades de estágio para os estudantes e oferecer suporte técnico e administrativo para as entidades concedentes, sendo corresponsável pelos aspectos educativos do estágio, na preparação do estudante para o trabalho e a cidadania.
Em 2008, considerando a necessidade de estabelecer uma política de estágios na administração pública e assegurar a qualidade dos estágios oferecidos, o governo do Estado de São Paulo instituiu, por meio do Decreto n. 52.756, em 27/2/2008, o Programa de Estágios em órgãos e entidades da administração direta, indireta e fundacional.
Desvendando o setor público
O governo do Estado, desde 1980, tem proporcionado oportunidades de estágio para estudantes de diferentes áreas de formação. Em mais de 30 anos, milhares de estudantes realizaram estágio em órgãos da Administração Pública Paulista.
Considerando a abrangência de suas atividades, o setor público é um importante campo de formação profissional.
No cumprimento de suas funções, desenvolve ações e programas destinados ao atendimento das demandas sociais, em educação, saúde, segurança, profissionalização, cultura entre outras. Basicamente, as atividades realizadas pela administração pública compreendem serviços prestados à população, direta ou indiretamente, que demandam atividades de pesquisa e estudos, formação de recursos humanos e desenvolvimento de tecnologias, fiscalização e controle dos interesses públicos, etc. Dessa forma, os órgãos públicos estão em condições de oferecer estágio em diferentes áreas, seja pela atividade fim, seja pela característica do órgão. Por exemplo: Desenvolvimento de tecnologias de informática, preservação do meio ambiente, assistência social, saúde, direito administrativo, educação, agricultura, indicadores econômicos e sociais etc.
Estágios são importantes em qualquer tipo de organização, seja ela pública, privada ou do terceiro setor (ONG).
Quem escolhe o setor público dá um passo importante, pois:
- aprende como funciona a administração pública;
- envolve-se na prestação de serviços à comunidade;
- exercita e promove a cidadania.

Quem pode estagiar
Para ser estagiário, é necessário ser estudante de cursos de ensino superior, médio ou de educação profissional de nível médio.
Atenção: para fazer estágio, é preciso estar frequentando o curso, ter idade mínima de 16 anos e possuir RG e CPF próprio.

Como Participar
Se você está matriculado e frequentando cursos de nível superior, educação profissional de ensino médio, ensino médio regular ou Educação de Jovens e Adultos, pode efetuar cadastro para receber informações, principalmente sobre as inscrições para a seleção pública.
O ingresso ao estágio se dá por meio de seleção pública.
Além disso, fique atento ao site, pois sempre informamos quando ocorre a abertura das inscrições.
Leia o edital (procedimentos da seleção pública) e veja o quadro de vagas para saber se há vagas de estágio disponíveis do seu curso na sua cidade.

SAIBA MAIS

CONHEÇA OS LOCAIS DE ESTÁGIO - CLIQUE AQUI

Fonte: http://estagios.fundap.sp.gov.br/

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado