Coordenadoria de Recursos Humanos

Prêmio Destaque da Enfermagem no enfrentamento à Covid-19 na SES/SP

18 de maio de 2022

Na última segunda-feira (16), a Coordenadoria de Recursos Humanos, em parceria com a Coordenadoria de Serviços de Saúde, realizou a cerimônia do Prêmio “Destaque da Enfermagem no enfrentamento à Covid-19 na SES/SP” no Centro de Convenções Rebouças.

O evento foi organizado pela Coordenadora Cida Novaes e pelo Observatório de Recursos Humanos em desdobramento à Semana da Enfermagem de 2021, como parte do projeto Agenda Saúde. A iniciativa teve como objetivo reconhecer o trabalho dos profissionais da área da Enfermagem durante a pandemia e premiar as equipes que propuseram ações efetivas no combate à Covid-19.

A Banda da Polícia Militar – PM fez a abertura oficial da cerimônia, com entonação do Hino Nacional.

O Secretário Executivo Eduardo Adriano Ribeiro esteve presente na ocasião, e homenageou a PM pelos trabalhos oferecidos à população durante a pandemia.

Destaques da Enfermagem

Nesta cerimônia, quatro Boas Práticas foram premiadas seguindo o critério de maior nota por eixo (Humanização, Educação em Serviço, Procedimento Seguro/ Segurança do Paciente e Inovação). As demais ações inscritas receberam Menção Honrosa. Confira os Projetos que foram classificados como Destaque:

Eixo Humanização - “Tratamento especializado de lesões durante o enfrentamento à COVID-19”, do Instituto de Infectologia Emílio Ribas.

Eixo Educação em Serviço - “Desafio da Enfermagem no Treinamento em Terapia Renal na pandemia do Instituto Central do HCFMUSP Substitutiva”, do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Procedimento seguro e segurança do paciente - “Construção e Implantação de Instrumento para a boa prática do enfermeiro na avaliação de Etiologia de Lesão de Pele em pacientes com Covid-19 em Unidade de Terapia Intensiva”, do Instituto de Cardiologia Dante Pazzanese.

Eixo Inovação - “Regulação COVID-19: Nossa ação em resposta à vida!”, do Departamento Regional de Saúde de Araçatuba.

Para realizar a entrega das placas aos representantes dos projetos, foram convidados o Sr. Ricardo Chaves de Carvalho, diretor do Centro de Formação “Dr. Antonio Guilherme de Souza” e da Escola Técnica para o desenvolvimento do SUS São Paulo; as Sras. Roseli Rodrigues Gomes, Assessora Técnica, e Cibele Maria da Silva, enfermeira da Coordenadoria de Serviços de Saúde; e o Sr. Marcelo Nascimento Araújo, Assessor Técnico de Gabinete.

Participaram da Comissão Científica Avaliadora do Prêmio:

• Sr. James Santos - Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo;
  • Professora Dra. Mônica Taminato e o Sr. Caio Sussumu de Macedo Motoyama  - Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo;
  • Professora Dra. Suely Ciosak - Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo;
  • Profª Dra. Lourdes Bernadete dos Santos – Centro Universitário São Camilo;
  • Dr. Danilo Arruda de Souza - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Durante a premiação, a Profª Monica e a Profª Suely falaram a respeito do tema “Desenvolvendo competências técnicas para além da função de contrato”. O Sr. James, por sua vez, trouxe uma reflexão sobre “A essencialidade da Enfermagem no enfrentamento a Pandemia de Covid-19 e as boas práticas para a melhoria no atendimento”.

Três participantes do evento foram contemplados com bolsas de Estudo para Pós-Graduação, obtidas através de parcerias com o Centro Universitário São Camilo e Universidade Nove de Julho.

Os detalhes de todas as iniciativas estão presentes no e-book “Boas Práticas da Enfermagem no enfrentamento à Covid-19 na SES/SP”, lançado durante a premiação.

Parceria com o Instituto de Saúde

O Instituto de Saúde - IS da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo atuou como parceiro na construção do E-book, através do trabalho do Sr. Samuel Antenor, editor do Boletim e Diretor do Centro de Apoio Técnico-Científico do IS.

Durante o evento, o Instituto recebeu homenagem da CRH pela parceria em prol do desenvolvimento do Sistema Único de Saúde de São Paulo, por meio de projetos de disseminação do conhecimento e do Programa de Mestrado Profissional.

A divulgação dos conteúdos via E-book tem como objetivo multiplicar as Boas Práticas que foram desenvolvidas pelas equipes de Enfermagem, para otimizar e humanizar o atendimento ao paciente.

Clique aqui para ver todas as fotos do evento.