UGA IV - Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros
Criado em 1944 pelo Governo do Estado de São Paulo e cedido à Legião Brasileira de Assistência (LBA), o Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros (HMLMB) foi inaugurado como “Casa Maternal e da Infância” com o intuito de prestar atendimento a mulheres carentes, especialmente gestantes e parturientes.
Em 1978, com o advento do Sistema Nacional de Previdência e Assistência Social (SINPAS), passou a integrar a rede própria do INAMPS. Desde 1987, com a implantação do Sistema Único de Saúde (SUS), tornou-se hospital próprio da Secretaria de Estado da Saúde e presta assistência especializada em Obstetrícia, Ginecologia e Neonatologia, exclusivamente pelo SUS. Em 2000, recebeu o título de “Hospital Amigo da Criança”, concedido pela Organização Mundial da Saúde, UNICEF e Ministério da Saúde aos hospitais que seguem à risca uma lista de exigências para a promoção do aleitamento materno. Também conquistou o prêmio “Maternidade Segura”, da Organização Pan-Americana de Saúde, UNICEF, Ministério da Saúde e FEBRASGO. Em 2013 recebeu o certificado de Hospital de Ensino expedido pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação.
Desde os primeiros anos de funcionamento do hospital, a maior preocupação sempre foi e continua sendo oferecer atendimento humanizado e com qualidade. Ao mesmo tempo, investimos na formação e no aperfeiçoamento de uma nova geração de profissionais, pois sem atualização constante não existe desenvolvimento em nenhuma atividade.
Um dos grandes orgulhos da Casa Maternal foi à publicação, no período de 1945 a 1977, da revista científica “Maternidade e Infância”, referência para os especialistas dessa época.
“Os primeiros trabalhos publicados foram “Cesárea e sinfisiotomia” de autoria de Benedito Tolosa e “A visualização da placenta pela radiografia simples” de João Amorim e Oswaldo Lacreta”.
Desde então, muito tempo se passou, o hospital cresceu, a medicina evoluiu, a interdisciplinaridade se diversificou com o surgimento de novas profissões; conceitos outrora impensáveis como qualidade hospitalar e humanização da assistência se tornaram paradigmas no nosso dia-a-dia.
Por outro lado, nossa produção científica seguiu em frente, sendo que o objetivo atual é resgatar esse material aqui produzido, através da Biblioteca (Centro de Estudos Dr. Domingos Delascio) e da Rede de Informação e Conhecimento e disponibilizá-lo a todos os profissionais que buscam aprimoramento científico nas áreas de saúde da mulher e do recém-nascido.
PROGRAMA DE PREPARAÇÃO PARA APOSENTADORIA
O Programa de Preparação para a Aposentadoria iniciou no HMLMB no dia 28 de maio, com a apresentação do tema "Orientações do RH para a Aposentadoria” ministrada pelas colaboradoras Solange de Oliveira Santos e Rita de Cássia Delfino.
No segundo encontro, realizado em 05/06, contamos com a parceria do Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia, com a apresentação do tema "Envelhecimento Ativo" pela Psicóloga Luciana Cassimiro
Os encontros são semanais, com duas horas de duração.