OS DEZ MANDAMENTOS DE SAM WALTON, CRIADOR DO WALMART
O Walmart foi criado para levar preços baixos a cidades pequenas, no interior dos EUA. O sucesso deste empreendimento, que Sam Walton começou a criar aos 44 anos de idade, obrigou a uma mudança na maneira de gerenciar o varejo em geral.
Para manter os preços baixos, Walton cortou sua rentabilidade ao osso e implementou uma estratégia de abrir lojas onde fosse possível vender muito e rápido. Para escolher estes lugares, ele percorria o interior dos EUA num aviãozinho que não voava a grandes alturas. Quando Walton, lá de cima, enxergava uma intersecção de duas ou três cidades pequenas, aterrissava, comprava terras bem na junção das cidades e lá construía mais uma loja Walmart.
Em 1966, em parceria com a IBM, implementou controles computadorizados de mercadorias e estoques, numa época em que ninguém pensava nisso. Também foi o primeiro a utilizar sistemas como Just in Time, para aumento de produtividade, e a sofisticar a logística, para garantir a rentabilidade da empresa e a satisfação do cliente.
Seu carisma extraordinário era a maior fonte de inspiração de seus funcionários. Quem trabalhava com Walton acreditava profundamente que tinha uma "missão": vender, a cada dia, bens de qualidade a preços sempre mais baixos.
Eis os dez mandamentos que os inspiram até hoje:
1- Dedique-se aos seus objetivos;
2- Reparta as recompensas;
3- Energize seus colegas e equipe;
4- Conte sempre tudo o que sabe;
5- Valorize as contribuições de todos;
6- Celebre seus sucessos;
7- Escute a todos;
8- Entregue mais do que prometeu;
9- Trabalhe de forma mais inteligente;
10- Trace seu próprio caminho.