Coordenadoria de Controle de Doenças

31/10/2023 – Governo de São Paulo pede doação de sangue antes do feriado prolongado de Finados

Estoque da Fundação Pró-Sangue está em nível crítico para o tipo

| Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), solicita à população a ir ao posto de coleta mais próximo para doar sangue. Durante os feriados prolongados, há um volume maior de pessoas circulando pelas estradas, o que pode aumentar o número de acidentes e, por consequência, a demanda por transfusões.

Além disso, os estoques de sangue dos tipos O+ e O- nos bancos de sangue da Fundação Pró-Sangue estão em nível crítico e os tipos A- e B- estão em alerta para possível desabastecimento.

“Um feriado é algo muito bom para todo mundo, mas para nós que trabalhamos nos bancos de sangue ou mesmo para os nossos pacientes é um momento complicado, porque os doadores não comparecem. Nos feriados, os estoques caem de 30 a 40%”, afirma a Diretora de Relações Externas e Intercâmbios da Fundação Pró-Sangue, Carla Luana.  “Por isso, pedimos que as pessoas compareçam aos hemocentros antes dos feriados. Uma doação pode beneficiar pelo menos três pacientes. A bolsa de concentrado de hemácias tem validade de 42 dias e o plasma de pelo menos um ano. Assim, poderemos passar nossos feriados tranquilos, atendendo aos pacientes sem nos preocuparmos com o desabastecimento”, completa a diretora.

Quando o estoque de um tipo sanguíneo atinge o nível crítico, significa que a quantidade disponível é suficiente para atender a demanda de até dois dias, dependendo do volume solicitado. O banco de sangue é atualizado diariamente, mas os tipos O-, O+ e B- são os que, historicamente, necessitam de mais doações, já que a rotatividade é muito grande, de acordo com a Pró-Sangue.

Mensalmente, a Fundação coleta e processa aproximadamente 10 mil bolsas de sangue, destinadas ao atendimento de mais de 80 instituições públicas de saúde da rede estadual, entre o Hospital das Clínicas, o Instituto do Coração, o Instituto do Câncer de São Paulo e o Hospital Dante Pazzanese.

Requisitos básicos para doação

• Boas condições de saúde.

• Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;

• Pesar no mínimo 50kg.

• Estar descansado.

• Estar alimentado (sem alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem o procedimento).

• Apresentar documento original com foto recente.

Principais impedimentos temporários

• Resfriado (aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas).

• Gravidez.

• Amamentação.

• Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.

• Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis.

• Exames endoscópicos, extração dentária e cirurgias com anestesia geral.

• Vacinas (consultar Pró-Sangue ou outro local de doação).

• Viagens (consultar Pró-Sangue ou outro local de doação).

Principais impedimentos definitivos

• Evidência clínica ou laboratorial de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue, como Hepatites B e C, HIV e Doença de Chagas.

• Uso de drogas ilícitas injetáveis.

A lista completa com os requisitos pode ser acessada no site www.prosangue.sp.gov.br. O horário de atendimento dos postos e outras informações também estão disponíveis de forma online.