Coordenadoria de Controle de Doenças

A A A Tamanho do texto

27/10/2023 – Programa do Governo de SP viabiliza mais de 27 mil exames odontológicos em 2023 

 

 

Sorria SP custeia compra de insumos, equipamentos e pagamento de profissionais a 239 municípios de maior vulnerabilidade social 

  

| SES-SP

 

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) registrou, de janeiro a setembro de 2023, 27.200 exames odontológicos realizados por meio do Sorria SP. O programa do governo de SP repassa recursos aos municípios de maior vulnerabilidade social do estado para a aquisição de insumos, equipamentos e para o custeio com pessoal exclusivamente para o atendimento à saúde bucal. Atualmente, 239 municípios paulistas estão aptos a receber os recursos, mas 411 são habilitados em todo o estado. 

 

“O programa Sorria SP é importante não só por causa dos repasses financeiros, mesmo que ele ajude muito os municípios com mais dificuldade de investir nas áreas sociais, mas porque ele propõe uma organização da atenção à saúde bucal, permitindo o monitoramento e rastreamento das principais afecções bucais, de modo que a gente não perca esse paciente, garantindo o atendimento para quem precisa mais. Nós identificamos o paciente com a maior necessidade e encaminhamos para tratamento com tempo hábil. Esse é o grande propósito do programa”, afirma a Doutora Maria Fernanda Tricoli, diretora da Área Técnica de Saúde Bucal da SES-SP. 

 

A transferência de recurso do programa é autorizada por meio de resoluções do secretário da Saúde anualmente, sendo que sua liberação para cada município está condicionada a critérios relativos ao Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), ao Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS) e ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), para determinar a necessidade da população, bem como acessibilidade e disponibilidade dos serviços. 

 

São avaliadas, também, a consistência dos serviços com as diretrizes estaduais de Saúde Bucal, a classificação de risco em saúde bucal determinada pela SES-SP, bem como a aplicação dos recursos do programa à assistência direta ao usuário. Ao final de 12 meses, os municípios também entregam um relatório de gestão obrigatório para continuarem aptos a receberem os repasses. Em 2022, o programa atendeu 108 mil pessoas em 237 cidades. Este ano, apesar de mais cidades estarem recebendo repasses do programa, apenas 159 já relataram à SES os atendimentos realizados. 

 

A rede de atendimento estadual, voltada a pacientes de média e alta complexidade, realizou mais de 42.300 atendimentos odontológicos ambulatoriais nos primeiros sete meses de 2023, um aumento de 13,4% em comparação com os cerca de 37 mil atendimentos realizados no mesmo período do ano passado. Infelizmente, nem todos os atendimentos são capazes de prevenir o desenvolvimento de casos mais graves, que demandam intervenção cirúrgica. Foram realizados 9.000 destes procedimentos cirúrgicos neste ano, comparados com os 8.500 de 2022, um crescimento de 5,9%, e 833 internações nas unidades do Estado.

 

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado