Coordenadoria de Controle de Doenças

A A A Tamanho do texto

27/10/2023 – 35 anos do SUS: Simpósio Internacional promove diálogo sobre sucessos e desafios

 

 

Especialistas e líderes da área de Saúde de todo o mundo se encontram para debater temas centrais à área e o papel crucial do SUS na garantia de direitos fundamentais

 

 

| SES-SP

 

O secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Eleuses Paiva, participa nesta segunda-feira (30) da mesa de abertura do Simpósio Internacional “35 anos do SUS – SP”. O evento final de comemoração do mês de aniversário do Sistema Único de Saúde reúne líderes, pensadores e especialistas no setor de Saúde para debater os principais temas do segmento, compartilhar experiências sobre os sucessos e desafios das últimas três décadas e meia e refletir sobre o papel central do SUS na garantia dos direitos fundamentais da população. O evento de dois dias continua na terça-feira (31).

 

“Vamos ouvir experiências do Chile, da Argentina, da Itália, de Portugal, do Peru e de vários outros lugares. Será um momento de conhecimento, mais científico e de maior reflexão. Também vamos aproveitar para homenagear algumas pessoas que simbolizam todos os trabalhadores de saúde do Estado que tiveram participação fundamental no enfretamento da Pandemia,” afirmou o Dr. Renilson Rehem, consultor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

 

No primeiro dia do Simpósio, haverá mesas de discussão sobre regionalização e garantia do acesso universal à saúde, desafios para a construção de redes regionais, governança, integralidade dos cuidados no SUS e encerrando com uma homenagem aos profissionais da linha de frente do enfrentamento à pandemia de Covid-19.

 

Na terça-feira, o debate será sobre os desafios da universalidade dos serviços, outros desafios da regionalização, saúde digital e tendências na garantia e ampliação no acesso aos cuidados em saúde. Durante os dois dias, no local do evento, haverá uma mostra fotográfica em exposição com momentos marcantes da história do SUS.

 

O Simpósio conta com o apoio da OPAS, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Fmusp), do Instituto Butantan e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (COSEMS) e faz parte do Movimento 35 Anos do SUS-SP, criado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) para honrar a criação do maior sistema de saúde pública do mundo. Como parte da ação, a SES já realizou um encontro virtual e entregou a Medalha de Honra e Mérito da Gestão Pública em Saúde Walter Leser a 28 profissionais e três entidades por atuação excepcional na gestão de serviços de saúde pública.

 

Profissionais da área da saúde ainda podem se inscrever para o evento. A solicitação deve ser feita por meio do e-mail: cerimonial@saude.sp.gov.br.

 

Serviço

Simpósio Internacional 35 anos do SUS – SP

Local:
 Centro de Convenções Rebouças

Endereço: Avenida Rebouças, 600

Horário: das 09h às 17h

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado