Coordenadoria de Controle de Doenças

A A A Tamanho do texto

25/04/2022 – Conheça a biblioteca Dr. José Pedro de Carvalho Lima - IAL/CCD

 

Prédio centenário abriga coleção de livros, equipamentos científicos históricos e documentos raros sobre saúde pública
 

Pessoas sentadas ao redor de uma bibliotecaDescrição gerada automaticamente com confiança média


A Biblioteca Dr. José Pedro de Carvalho Lima  é uma dica ótima de passeio para quem gosta de literatura e ciência. Batizada com o nome  do primeiro diretor do Instituto Adolfo Lutz (IAL), está localizada dentro do quadrilátero da Secretaria de Estado da Saúde (SES/SP), na parte posterior do edifício do IAL. Até 1950, o centenário edifício funcionou como hospital de isolamento para doentes com varíola.
 

Atualmente, o acervo conta com milhares de livros científicos e de literatura. Entre suas preciosidades, consta um manuscrito sobre a febre amarela datado de 1808.  O local também abriga um pequeno museu com peças e instrumentos científicos dos séculos XIX e XX. Está exposto, por exemplo, o refratômetro - equipamento que serve para medir o índice de refração de uma substância - utilizado pelo próprio Dr. Adolfo Lutz.
 

Há também um espaço exclusivo para o uso gratuito de internet (mediante cadastro). Com o intuito de aumentar e diversificar seu acervo, a biblioteca está recebendo doações de livros de literatura de autores estrangeiros e brasileiros. 
 

Todo o acervo passa por um constante trabalho de limpeza e organização. Durante a mais recente reforma do imóvel,  uma empresa especializada realizou o trabalho de higienizar cuidadosamente as partes externas e as dez primeiras páginas do início e do fim do volume, manualmente, com pincel, para remover resíduos sólidos que, com o tempo, são responsáveis pela degradação das obras.
 

Desde 2006, o espaço também abriga o Centro de Documentação da CCD/SES/SP, que visa reunir, organizar e disseminar a produção técnico-científica institucional, constituindo-se como depósito legal das publicações produzidas no âmbito da instituição  (https://ses.sp.bvs.br/centro-de-documentacao/).
 

Para fazer uma visita guiada pelas instalações basta agendar um horário de segunda a sexta-feira, das 09h às 13h, e das 13h às 16h, pelo telefone 3065-4706. O endereço da biblioteca é Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, n°188, São Paulo, capital.

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado