17/07/2023 – SES registra mais de 20 mil atendimentos na Casa do Adolescente
Programa Saúde do Adolescente de São Paulo garante acesso à saúde para jovens dos 10 aos 24 anos de idade
| SES-SP
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) registrou que 7,5 mil adolescentes foram atendidos apenas na Casa do Adolescente de Pinheiros em 2023, contabilizando mais de 20 mil procedimentos realizados em diferentes especialidades, incluindo consultas de psicologia. O objetivo do Programa Saúde do Adolescente é oferecer uma atenção integral ao adolescente, com serviços médicos multidisciplinares disponíveis nas 21 Casas do Adolescente existentes no estado, em localizações consideradas estratégicas pela pasta.
Segundo Júlio Gonçalves Dias, sociólogo e coordenador da Casa do Adolescente de Pinheiros, os atendimentos psicológicos aumentaram com a pandemia de Covid-19. De acordo com ele, “a combinação de internet e suas redes sociais e o isolamento forçado dos adolescentes parece ter aumentado a distância entre pais e filhos. Como também conversamos muito com as mães e pais que nos procuram, buscamos sempre falar da importância da escuta nas relações familiares, dos vínculos de confiança, da clareza dos acordos e limites que são estabelecidos entre eles”.
As Casas do Adolescente oferecem atendimento ginecológico, urológico, pediátrico, clínico especializado, psicológico, odontológico e outros, como, por exemplo, o atendimento de naturologia. As equipes são sempre multidisciplinares, variando de Casa para Casa, e contam com fonoaudiólogos, nutricionistas, assistentes sociais e outros profissionais, incluindo hebiatras, que são especializados na saúde do adolescente.
As unidades de Pinheiros, Heliópolis, M’Boi Mirim e Taboão da Serra participam dos Mutirões de Transformação Ambiental, em parceria com o Instituto Árvores Vivas, que são ações de recuperação de espaços que procuram incluir o adolescente em questões que tocam a coletividade, sem infantilizá-los ou tratá-los como adultos, mas aprendendo a se enxergar como parte do meio ambiente.
A Casa do Adolescente de Pinheiros promove regularmente rodas de conversa e de literatura, espaços em que os adolescentes se sentem em segurança para trocar e adquirir experiências. As rodas de conversa são uma prática trazida e desenvolvida pela Dra. Albertina Takiuti, coordenadora da Área de Saúde do Adolescente da SES, que além do acolhimento, proporcionam trocas, humanização, empatia e a sociabilidade necessária para reconstrução da identidade dos adolescentes, muitos deles imigrantes, cujas experiências violentas podem impedir o autocuidado e o planejamento de vida. As rodas de literatura, da mesma forma, oferecem a oportunidade para os jovens desenvolverem o hábito da leitura, acompanhando os profissionais das unidades, para desenvolver a imaginação e a fabulação como práticas restauradoras.
As 21 Casas do Adolescente estão localizadas em áreas consideradas estratégicas pela vulnerabilidade da população jovem destas regiões. Para serem atendidos, os adolescentes só precisam comparecer a qualquer unidade, portando RG e o cartão do SUS, acompanhados por um adulto responsável. Todas as informações sobre as unidades, incluindo endereços e contato, estão no perfil do Programa do Adolescente no Instagram, no link: https://instagram.com/programadoadolescente?igshid=MmU2YjMzNjRlOQ==
Serviço
Casa do Adolescente – Pinheiros
Telefone: (11) 3030-1869
Horário de Atendimento: Das 8h às 16h
Endereço: Rua Ferreira de Araújo, 789, Pinheiros, São Paulo/SP