brasão governo do estado de são paulo

Em atendimento à legislação eleitoral (Lei nº 9.504/1997), os demais conteúdos desse site ficarão indisponíveis de 5 de julho de 2018 até o final da eleição estadual em São Paulo.

SIM/SINASC

Centro de Informações em Vigilância em Saúde (CIVS)

Sistema de Informação de Nascidos Vivos (SINASC)

Sistema de Informação de Óbitos  (SIM)

 

 

 

O Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) e de Nascidos Vivos (SINASC) é um sistema informatizado com a premissa de descentralização do processo de coleta, processamento  e consolidação de dados quantitativos e qualitativos,  referentes aos óbitos e nascimentos  informados em todo território nacional.

Trata-se de uma importante ferramenta de gestão por possuir variáveis que permitem formulação de indicadores epidemiológicos estratégicos  para o planejamento das ações e tomada de decisão em diversas áreas da assistência à saúde O documento básico que alimenta o - SINASC é a Declaração de Nascido Vivo (DN) e o documento básico que alimenta o SIM é a Declaração de Óbito (DO).

A emissão da DO é de responsabilidade médica, conforme, Artigo 1ª da Resolução nº 1779/2005 do Conselho Federal de Medicina.

A Secretaria do Estado da Saúde tem a responsabilidade de realizar a gestão  dos impressos o que compreende a distribuição e controle das Declarações de Nascido Vivo e de Óbito aos municípios, e estes realizam a distribuição junto aos Estabelecimentos de Saúde e aos cartórios.

A Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD), por meio do seu  Centro de Informações em Vigilância à Saude (CIVS), realiza o cadastro, fiscalização e controle de todos os usuários do sistema no território estadual  obedecendo ao que preconiza o "Termo de Sigilo e Confiabilidade".

A  CCD realiza um trabalho contínuo para a melhoria da qualidade dos dados, em conjunto com os Grupos de Vigilâncias Regionais e os 645 municípios, de forma descentralizada no âmbito dos Colegiados de Gestão Regional.

 

 

Premiação Sim/Sinasc 2018

 

Municípios e Grupos de Vigilância Epidemiológica (GVE) se preparam para a segunda edição da Premiação Estadual SIM e Sinasc 2018 que acontece no próximo dia 31 de julho, em São Paulo. O Prêmio foi instituído em 2016 como reconhecimento aos municípios e GVE pelo comprometimento e empenho com a qualidade do Banco de Dados dos Sistemas de Informação sobre Nascidos Vivos e Mortalidade, a partir da avaliação de indicadores estabelecidos como critérios para a seleção da premiação. Nessa edição 2018, serão premiados 131 municípios e os 27 GVE.
A primeira edição da Premiação recebeu Menção Honrosa do Prêmio Mário Covas oferecido às iniciativas de destaque na gestão estadual.

 

 

 

 

Portaria com os critérios para a premiação

 

 

Portaria municípios selecionados pág 1

 

 

Portaria municípios selecionados pág 2

 

 

Veja as fotos da premiação

 

 

 

 

Dados Sim/Sinasc

 

 

Coeficiente de Mortalidade Infantil e Fetal, ESP - 2017

 

 

Documentos técnicos e orientadores

 

Treinamento para médicos no Hospital Santa Marcelina

 

 

Guia de Encaminhamento de Cadáver

 

 

Orientação CIVS