Coordenadoria de Controle de Doenças

Comitê de Vigilância à Morte Materna, Infantil e Fetal

Semana Nacional de Mobilização pela Saúde das Mulheres

A Semana Nacional de Mobilização pela Saúde das Mulheres foi instituída através da Portaria nº 1.179, de 27 de abril 2018 e neste ano será celebrada de 24 a 31 de maio Esta iniciativa tem como estratégia nacional mobilizar os gestores, profissionais de saúde, usuárias do Sistema Único de Saúde-SUS e sociedade civil sobre a importância e necessidade de promover, proteger e dar suporte a medidas de acesso e qualidade à atenção integral à saúde das mulheres.

A cada ano, será enfatizado um tema numa abordagem ampliada à saúde da mulher. O tema, relacionado a um dos eixos de atenção à saúde da mulher, ou seja, obstétrico, saúde sexual e saúde reprodutiva, atenção clínico-ginecológica e climatério, mulheres e adolescentes em situação de violência, câncer do colo do útero e mama e atenção à saúde de segmentos específicos da população feminina, terá uma discussão focada no cuidado integral, integrado entre as áreas e eixos, e humanizado. Serão enfatizadas ações para implementação de melhorias e monitoramento de resultados dos indicadores de saúde em âmbitos municipal, estadual e federal.

O tema abordado para a primeira campanha será Mortalidade Materna. Desta forma, o Departamento de Ações Estratégicas e Programáticas/SAS/MS, por meio da Coordenação - Geral de Saúde das Mulheres, programou a Semana de Mobilização Nacional pela Saúde das Mulheres, que ocorre de 24 a 31 de maio, cujo tema principal será o Lançamento pelo Ministério da Saúde da Meta de Redução da Mortalidade Materna para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2015/2030.

Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna

Em 28 de maio é celebrado o Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna, data que visa promover o debate nacional sobre a importância dos cuidados para a saúde da mulher e fortalecer a necessidade de políticas públicas que ajudem a garantir condições médicas de qualidade para as gestantes.

Nesta data ainda é celebrado o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher, iniciativa que teve início durante o IV Encontro Internacional Mulher e Saúde, na Holanda, em 1984.

A diminuição da mortalidade materna é uma das principais metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre as principais causas de morte materna no mundo estão: hemorragia grave, hipertensão na gestação, infecções, complicações de abortos e coágulos sanguíneos.

Origem dos  Comitês de Vigilância à Morte Materna e Infantil

O Estado de São Paulo criou os primeiros Comitês de Estudo da Morte Materna do Brasil em 1988 contando com a participação de representantes do movimento organizado de mulheres em sua formulação.
Em fevereiro de 1988 foram criados, por resolução do Secretário de Estado da Saúde, os primeiros Comitês de Estudos da Morte Materna em cinco regiões do Estado: Botucatu; Campinas; Marília; Ribeirão Preto e Centro (parte da região metropolitana de São Paulo), vinculados aos Departamentos de Ginecologia e Obstetrícia das Faculdades de Medicina locais.

Em 1995, a partir de um decreto do governador, o Comitê passou a integrar o Sistema Estadual de Vigilância Epidemiológica do Óbito Materno. Em 1997 sai a regulamentação da sua estrutura e em 1999 é implantado o 1º Comitê Regional de Investigação de Mortalidade Infantil (envolvendo municípios, Hospitais e Faculdade).

Outro marco importante foi a elaboração em 2002 do manual prático dos comitês de mortalidade infantil (AT Saúde da Criança) que padronizou o modelo de investigação. Entre 2002 e 2004 foram implantados os Comitês Regionais de Investigação do Óbito Infantil.

A partir de 2004 foram implantadas estratégias de fortalecimento da investigação dos óbitos infantis no país, que contribuíram para a adoção de medidas de prevenção de óbitos evitáveis pelos serviços de saúde.
O Comitê Estadual de Vigilância à Morte Materna e Infantil do Estado de São Paulo foi constituído pela Resolução SS-81 de 6 de setembro de 2006, com presidência da Coordenadoria de Controle de Doenças. Os membros representam órgãos governamentais e a sociedade civil organizada, garantindo o caráter multiprofissional e interinstitucional dos trabalhos.

Entre as suas atribuições destacamos oferecer subsídios para aperfeiçoamento da Política Estadual de Redução da Mortalidade Materna e Infantil numa articulação conjunta com os Comitês Regionais e Municipais.

O CEVMMI possui um cronograma anual de reuniões Ordinárias, com agenda bimensal e pauta definida por seus representantes.

CRONOGRAMA DE REUNIÕES 2018

Documentos norteadores - 2018

Resumo de leis, decretos e portarias

Decreto Nº 62.111 de 15/07/2016 - Reformula o Sistema Estadual de Vigilância ao Óbito