Coordenadoria de Controle de Doenças

SECRETARIA DA SAÚDE PREPARA NOVOS COORDENADORES NA ÁREA DE DST/AIDS

O Centro de Referência em DST/Aids (CRT/DST-Aids) por meio da Coordenação do Programa Estadual DST/Aids-SP realiza de  20 a 24 de maio o I Módulo do Curso de Gestão e Planejamento em DST/Aids para os novos coordenadores municipais e representantes da sociedade civil organizada.

Com a eleição de novos prefeitos nos municípios paulistas em 2012, houve a nomeação de novos Coordenadores Municipais de DST/Aids, que por muitas vezes chegam à coordenação sem conhecimentos prévios da Política de DST/Aids do estado e do país.

"O curso é importante para subsidiar o processo de gestão e planejamento local", declara  Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual DST/Aids-SP. "A qualificação profissional dos coordenadores municipais de DST/Aids, por meio de conhecimentos e habilidades em Gestão, Planejamento, Monitoramento e Avaliação, é fundamental para a qualidade da gestão dos serviços de DST/aids", enfatiza.

"A atividade certamente contribuirá para a reflexão crítica dos principais desafios da Política de DST/Aids e à implementação do Plano Estratégico e das Programações Anuais de Metas dos municípios", observa Vilma Cervantes, gerente da Área de Planejamento do CRT DST/Aids-SP.  "A oficina além de subsidiar a construção de estratégias e metas para o enfrentamento dos problemas prioritários e apoiar na elaboração de ações e no processo de monitoramento e avaliação do alcance das metas, irá contribuir para os processos de Articulação com Organizações da Sociedade Civil, visando o fomento do controle social na formulação e acompanhamento das políticas públicas", ressalta.

No módulo I serão abordados os seguintes temas:  SUS e Saúde Coletiva, Políticas Públicas de Saúde,  Marcos Legais do SUS,  Política Pública em DST/Aids, Conceito de Redes. Além de Planejamento em Saúde,  Conceitos básicos do Planejamento em Saúde,  Conceitos básicos de Epidemiologia e Informação em Saúde, Elaboração de Planejamento Estratégico e Programações Anuais,  Monitoramento e Avaliação,  Articulação com a Sociedade Civil

Participação dos movimentos sociais na construção e manutenção das Políticas de DST/Aids.

O Módulo II, a ser realizado de 17 a 21 de junho, também em São Paulo,  contará com o seguinte conteúdo: Conceitos de Campo e Núcleo,  Conceito de Vulnerabilidade,  QUALIAIDS como ferramenta de gestão,  Modalidades assistenciais em DST/ Aids - Papel dos serviços, formalização, Qualidade da assistência, Prevenção Secundária,  Prevenção em serviço e serviços de prevenção, Ampliação de diagnóstico de HIV e implantação de teste rápido,  Logística de Insumos de prevenção,  Estratégias de prevenção,  Política de Assistência farmacêutica, Estratégias de Comunicação em DST/Aids,  Elaboração de materiais educativos.