Coordenadoria de Controle de Doenças

A A A Tamanho do texto

Evento propõe a união de estado e municípios no enfrentamento da dengue em 2012

Veja a Cartilha do Gestor e o cartaz da campanha 2012

   

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES) promoveu o Encontro Estado e Municípios "Unindo forças contra a dengue", no dia 3 de outubro, com a presença do governador Geraldo Alckmin.

 

O evento teve o objetivo de atualizar os gestores dos 283 municípios prioritários quanto à situação epidemiológica da dengue com vistas ao cenário para 2012 e destacar em uma Carta construída pela SES com o Conselho Estadual de Saúde (Cosems) os compromissos das duas instâncias do SUS com a proteção da população paulista.

 

O Estado de São Paulo se prepara para o enfrentamento de um possível recrudescimento da epidemia, com  aumento de casos por dengue hemorrágico devido à introdução do vírus tipo 4 em 2011, para o qual quase a totalidade da população é suscetível.

 

Marcos Boulos, Coordenador de Controle de Doenças da SES, abriu o Encontro apresentando os últimos dados da doença e o Plano Estadual de Intensificação das Ações para 2011/2012. Em sua fala, Boulos destacou o treinamento rápido em serviço que vai preparar médicos e enfermeiros para a identificação dos sinais de gravidade da doença e a cartilha do gestor, publicação distribuída no evento, com informações básicas que envolvem a dengue.

 

O secretário de estado da saúde, Giovanni Guido Cerri, adiantou que de acordo com a situação enfrentada pelos municípios, o estado poderá suplementar o atendimento à população com hospitais de campanha, exclusivos para os casos de dengue. O governador Geraldo Alckmin anunciou o reforço orçamentário de R$ 3,5 milhões para serem aplicados no diagnóstico laboratorial, controle de vetor e treinamentos. O Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), representado por seu presidente Arthur Chioro, apoiou a iniciativa e ressaltou a importância das ações intersetoriais que envolvem as diferentes áreas de governo e sociedade civil.

 

Veja a Carta Compromisso Estado e Municípios Unindo Forças Contra a Dengue

Cartilha do gestor

Cartaz

 

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado