Coordenadoria de Controle de Doenças

A A A Tamanho do texto

Centro de Vigilância Epidemiológica divulga Alerta Sarampo

Em 2013 o Brasil registrou 201 casos de sarampo (dados de 18 de fevereiro de 2014), número quase 5 vezes maior que aquele notificado no último surto em território nacional no ano de 2011, quando 42 casos foram confirmados e, em 2012, quando apenas 2 casos foram reportados.

Os casos se distribuíram nos seguintes estados: São Paulo (05), Minas Gerais (02), Santa Catarina (01), Distrito federal (01), Pernambuco (181), Paraíba (09) e Ceará (1).

O primeiro caso identificado em Pernambuco teve exantema em 19 de março de 2013; quase a metade dos casos naquele estado ocorreu em menores de um ano de idade, e foi registrado um óbito em criança de sete meses com condição de imunossupressão.

Os últimos casos confirmados ocorreram na SE 52 (que termina em 27 de dezembro).

Até a presente data, cinco casos de sarampo foram confirmados no Estado de São Paulo (ESP) em 2013. Todos eles apresentaram histórico de viagem recente ao exterior, e houve transmissão intrafamiliar em duas oportunidades. Estes casos ocorreram em indivíduos com idades entre 14 e 60 anos de idade, sendo três deles vacinados, mas com apenas uma dose válida. O último caso de sarampo no ESP teve data de início do exantema em 19 de maio de 2013.

 

 

Diante desse cenário, o Centro de Vigilância Epidemiológico (CVE), órgão  da Secretaria de Estado da Saúde, lança o Alerta Sarampo tendo entre os objetivos informar pessoas que irão se deslocar para áreas onde está ocorrendo a transmissão.

 

Veja os documentos:

 

Alerta Sarampo

 

Medidas de Controle Sarampo/Rubéola

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado