Conselho Estadual de Saúde

Comissão de Políticas de Saúde debate tempos de espera clinicamente aceitáveis

A Comissão de Políticas de Saúde e Acompanhamento dos Instrumentos de Planejamento recebeu, no dia 13 de janeiro, em reunião ampliada estendida a todos os Conselheiros, o Prof. Dr. Armando Negri Filho que ministrou a palestra "Iniciativas para construir a Aliança Cidadã pelos Tempos de Espera Clinicamente Aceitáveis e a Campanha 4x4".

Baseada no conceito do acesso à emergência como um dos Direitos Humanos, a ideia central da palestra foi a necessidade de uma resposta rápida nas unidades de emergência, com adequada oferta de leitos hospitalares para assistência adequada.  “A oferta de serviços não tem acompanhado o crescimento da população brasileira ao longo dos últimos 30 anos, tampouco o perfil das novas necessidades em termos qualitativos”, afirmou Negri.

A proposta foi a criação da Campanha 4x4, para a permanência de 4 horas nas emergências e ampliação dos leitos hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS) para 4/1000 habitantes, e da Aliança Cidadã, formada por profissionais de saúde, gestores e usuários do SUS, pesquisadores e professores universitários, juristas, economistas, Secretários Municipais e Estaduais de Saúde, Deputados Federais, representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), de entidades sindicais e movimentos sociais e religiosos.

“O tempo para o acesso ao diagnóstico e para o início do tratamento efetivo definem as chances de cura e de boa qualidade de vida, e uma auditoria nos tempos referenciais diminui a incerteza do usuário, reduzindo o sofrimento e as injustiças”, afirmou o Professor Negri. “Um olhar à Saúde desde os Direitos Humanos obriga a garantir os tempos clinicamente seguros e aceitáveis”, disse.

A Comissão de Políticas de Saúde e Acompanhamento dos Instrumentos de Planejamento conta com os Conselheiros Estaduais de Saúde José Carlos Souza Trindade Filho, Jorge Carlos Machado Curi, Carlos Alberto Rotea Junior, Alaor Vieira dos Santos, Guilherme Giuseppin Torres, Carlos Alberto Goulart e Marcelo Antonio Fernandes, e as Conselheiras Estaduais de Saúde Silvia Justina Papini e Iris Renata Vinha.

Quem coordenou os trabalhos foi o Conselheiro Estadual de Saúde José Gimenes, representando a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).