Conselho Estadual de Saúde

A A A Tamanho do texto

Plenária Popular Sudeste reúne 400 pessoas em SP

Participaram autoridades e representantes de movimentos populares de SP, MG, RJ e ES

A Plenária Popular Sudeste, realizada nos dias 21 a 22 de março, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), foi um sucesso. Com o apoio do Conselho Estadual de Saúde de São Paulo, o evento reuniu cerca de 400 pessoas, entre Conselheiros de Saúde e representantes de movimentos populares, religiosos, de mulheres, idosos, da população negra, quilombola, LGBT, entre outros, dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.  

 


 

"As Plenárias Populares são fundamentais para um maior envolvimento de segmentos da sociedade que ainda não apreenderam o verdadeiro papel cidadão da participação social no Sistema Único de Saúde (SUS)", afirmou a Secretária Executiva do Conselho Estadual de Saúde de São Paulo, Stela Pedreira.

 

 

A Plenária Popular Sudeste teve como objetivo aproximar a população de todo o processo de organização da 15ª Conferência Nacional de Saúde, que possibilitará a avaliação participativa da situação da saúde no Brasil e o debate sobre a conjuntura política nacional, a fim de fomentar as reformas necessárias e a sistematização de necessidades regionais e intersetoriais para a garantia dos direitos sociais. 

 

 

Durante a abertura do evento, presidida pelo Coordenador Estadual de Plenária (SP), Arnaldo Marcolino, o Deputado Estadual Carlos Neder reafirmou a importância da atuação dos movimentos populares e da participação social no SUS, por meio dos Conselhos e das Conferências de Saúde. "É preciso que os Conselhos e os Movimentos Populares participem da tomada de decisões sobre quais são as diretrizes das políticas de saúde", enfatizou.

 

 

Os participantes também discutiram o processo de organização da 15ª Conferência Nacional de Saúde, com a leitura e explicação do Regimento (disponível aqui) pela Presidenta do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Maria do Socorro de Souza. "Algumas das inovações do Regimento da 15ª Conferência foram a paridade de gênero e o credenciamento livre", defendeu.


No encerramento, houve a soltura de 300 balões brancos, como símbolo da luta pelo SUS, com a leitura, pela Coordenadora Estadual de Plenária (SP), Ana Lúcia Mattos Flores, do texto abaixo.

 


 

"Neste final de semana, passamos pela experiência de conviver, de respeitar, de buscar o caminho da saúde e da dignidade humana. Buscamos como resultado final a conquista do estado de bem-estar dos cidadãos brasileiros.


Como pessoas donas da nossa cidadania, temos que garantir nosso acesso com qualidade à Saúde. Temos que nos manter alertas, de pé e com fé. Temos que ser solidários e que as nossas lutas sejam ternas na comunicação e tradução das necessidades, desejos e direitos.


Para finalizar,  escolhemos uma frase de Gilson de Carvalho: 'Na Constituição Brasileira está colocado o direito à vida e à saúde. Contudo, todos sabemos que ele só acontecerá se, sem exceção, lutarmos a cada momento para garantir sua efetividade. Vamos todos construir este sonho que é anseio humano: viver mais e melhor, com bem-estar e felicidade'.


E soltar nossos sonhos é possível, como vimos nas nossas discussões. Mas vamos rumo ao infinito. Vamos soltar os balões com alegria, num gesto simbólico de paz e de comum união.


Em breve estaremos juntos em Brasília, fortalecendo nosso rumo ao SUS que queremos, desejamos e merecemos".

 

Confira mais fotos em nosso flickr

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado