Conselho Estadual de Saúde

A A A Tamanho do texto

Diálogo Plural: O SUS responde aos anseios da Sociedade?

O Conselho Estadual de Saúde de São Paulo realizou, no dia 27 de novembro, o "Diálogo Plural: O SUS responde aos anseios da Sociedade? Quem mais deveria apoiar?", durante a II Semana de Participação Social no SUS em São Paulo. 
 
 
No debate, que reuniu cerca de 250 pessoas, o médico sanitarista Eduardo Jorge chamou a atenção dos participantes para o avanço que foi o Sistema Único de Saúde (SUS) após a redemocratização. "Com a saída da ditadura militar e a Constituinte Democrática de 1987/88, o SUS foi a política pública que deu o grande impulso na democracia participativa no Brasil, como na descentralização das políticas públicas", afirmou. "Foi o SUS que abriu esse caminho no Brasil".
 
 
A deputada estadual Telma de Souza (PT), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), relembrou sua experiência na trajetória do SUS desde sua implantação. Ela ressaltou que a Constituição de 1988 foi um marco na história da saúde pública brasileira, ao definir a saúde como "direito de todos e dever do Estado" e enfatizou a participação e a representação no âmbito dos Conselhos de Saúde. "Os Conselheiros de Saúde são os que têm mais competência para seguir adiante porque são os que esbravejam e lutam", afirmou.
 
 
O Promotor de Justiça Roberto de Campos Andrade destacou também o papel do Ministério Público neste contexto. "A aproximação com o Promotor de Justiça é essencial para contribuirmos com o crescimento e fortalecimento dos Conselhos de Saúde", defendeu.
 
 
Participaram do encontro ainda a Promotora de Justiça Aline Jurca Zavaglia Vicente Alves (MPSP); a Professora Marília Louvison (FSP-USP / APSP); Luiza Troccoli (Movimento Estudantil); a Secretaria Executiva do Conselho Estadual de Saúde de São Paulo, Stela Pedreira; o Assessor Técnico do Conselho Estadual de Saúde de São Paulo Belfari Guiral; Conselheiros de Saúde Municipais e Estaduais; e Auditores da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
 
Assista ao vídeo que foi exibido ao vivo em nosso canal do youtube.
 
Confira abaixo a reportagem exibida pela Rede TVT.
 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado