Conselho Estadual de Saúde

Delegação Paulista defende o SUS na 15ª Conferência Nacional de Saúde

Cerca de 4,5 mil pessoas participaram do evento

Mais de 7 mil pessoas foram mobilizadas pelo Conselho Estadual de Saúde de São Paulo (CES-SP) em todo o Estado de São Paulo nas 18 Etapas Regionais e na Etapa Estadual, a 7ª Conferência Estadual de Saúde de São Paulo. Na última semana, de 1º a 4 de dezembro, a Delegação Paulista representou as demandas do Estado de São Paulo para o Sistema Único de Saúde (SUS) na 15ª Conferência Nacional de Saúde (15ª CNS), realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). Cerca de 4,5 mil pessoas participaram do evento.

¿Quando a gente olha para o SUS, a gente sabe que há conquista. Temos que valorizar o SUS todo dia, 24 horas por dia. E isso significa garantir vacinas, transplantes, vigilância sanitária e epidemiológica, tratamento das pessoas com deficiência, medicamentos gratuitos ou com desconto. Tudo isso é a complexa articulação de pessoas que garantem o SUS, e que mudam para melhor a vida dos brasileiros¿, defendeu a presidenta Dilma Rousseff, durante a Plenária Final da 15ª CNS.

A mobilização teve início quando cerca de 15 mil pessoas participaram  de um Ato em Defesa do SUS, na Esplanada dos Ministérios. No final da tarde, aconteceu a solenidade de abertura da 15ª CNS, com a presença de autoridades e das delegações de todo o Brasil. Durante o discurso de abertura do evento, o Ministro Marcelo Castro afirmou que ¿o SUS é a maior política pública de justiça social, de direitos humanos e sociais do Brasil. E as conferências nacionais de saúde são a expressão da força da sociedade¿.

De acordo com a presidenta do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro de Souza, a 15ª CNS mobilizou mais de 1 milhão de brasileiros em 2015. ¿Todo o Brasil se mobilizou em torno dos oito eixos temáticos da conferência, com discussões que resultaram em mais de mil propostas trazidas ao fórum central de debates¿, comemorou.

Da solenidade de abertura também participaram os Governadores do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg e do Piauí, Wellington Dias; o médico sanitarista e ex-Ministro da Saúde, Arthur Chioro; o Secretário Municipal de Saúde de São Paulo e ex-Ministro da Saúde, Alexandre Padilha;  a ex-Ministra da Saúde da Bolívia, Nila Heredia; o representante da Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e Organização Mundial de Saúde (OMS), Joaquim Molina; a presidenta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Maria Emília Pacheco; o Presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Mauro Junqueira; o presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde, João Reis; e o presidente da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara de Deputados, Deputado Antonio Brito.

Nos dois dias seguintes da ¿¿15ª CNS¿, foram formados 28 Grupos de Trabalho (GTs), compostos por Delegados e Delegadas das 27 unidades federativas do Brasil, divididos paritariamente entre os segmentos Usuário (50%), Trabalhadores da Saúde (25%) e Gestores / Prestadores (25%).  80% das 625 proposições do Relatório Consolidado da Etapa Estadual (faça o download aqui) foram aprovadas nestes GTs.

Na Plenária Final, houve a votação de 7% das proposições restantes que atingiram o número de votos favoráveis necessários, bem como as moções de âmbito nacional e internacional. O Relatório aprovado na Plenária Final da 15a CNS será editado no primeiro trimestre de 2016 e encaminhado ao Conselho Nacional de Saúde e ao Ministério da Saúde.

Com o tema ¿Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro¿ , a 15ª CNS  teve como oito eixos temáticos: I - Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; II - Participação Social; III - Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; IV - Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; V - Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; VI - Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; VII - Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS; e VIII - Reformas Democráticas e Populares do Estado (eixo transversal).

Leia mais: http://conferenciasaude15.org.br/