Conselho Estadual de Saúde

A A A Tamanho do texto

CES-SP visita Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (CROSS)

Participaram as Conselheiras Estaduais de Saúde Sheila Ventura, Suely Stringari e Stela Pedreira, e o Conselheiro Estadual de Saúde Idreno de Almeida


O Conselho Estadual de Saúde de São Paulo (CES-SP) visitou, nesta terça-feira (27/4), a Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (CROSS), que tem por finalidade operacionalizar as ações de regulação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP).

 


Durante a visita, o Superintendente da CROSS, Didier Roberto Torres Ribas, explicou como funciona o sistema aos Conselheiros Estaduais de Saúde. "A CROSS somente operacionaliza a regulação de ofertas de serviços de Saúde, conforme determinação do Grupo Técnico de Regulação da SES/SP", observou. 

 


"Esta operacionalização é feita por meio do Portal CROSS, um sistema web que permite a total visibilidade da situação da rede assistencial nas diversas regiões de Saúde e o acompanhamento de suas atividades, disponibilizando ainda relatórios e indicadores", afirmou Ribas. "A plataforma está disponível on-line às Unidades de Saúde no endereço http://www.cross.saude.sp.gov.br/ e contempla seis módulos de regulação: pré-hospitalar, urgências, leitos com e sem emissão de Autorização de Internação Hospitalar (AIH), ambulatorial e indicadores".

 

 

A Coordenadora do Grupo Técnico de Regulação da SES/SP, Sonia Aparecida Alves, também participou do encontro e explicou aos Conselheiros Estaduais de Saúde como funciona o modelo de gestão da CROSS, operada pelo Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP). "A Secretaria da Saúde faz o planejamento de todo o serviço a ser executado, define as metas de produção e de qualidade e cobra os resultados definidos em contrato", apontou. 

 


De acordo com o Superintendente, no período de janeiro a março de 2016, foram realizados 168 treinamentos sobre o Portal CROSS, bem como o monitoramento do módulo "leitos" para 182 hospitais e do módulo "pré-hospitalar" para 160 hospitais. "Houve ainda o atendimento de 17.251 ligações por sua Central 0800, sendo agendadas 6.619 consultas e procedimentos", informou Ribas. 

 

 

Participaram as Conselheiras Estaduais de Saúde Sheila Ventura, Suely Stringari e Stela Pedreira, o Conselheiro Estadual de Saúde Idreno de Almeida, o Secretário Executivo do CES-SP, Belfari Garcia Guiral, os Assessores Técnicos do CES-SP Anísio Dourado, Beatriz Pinheiro, Cassia Tubone e Solange Gomes, e o Gerente Médico da CROSS, Domingos Guilherme Napoli.

 


 

A CROSS foi inaugurada em 2011 e conta com 300 funcionários, 120 deles, médicos, com atuação 24 horas, nos sete dias da semana.

 

Faça o download da apresentação do Superintendente da CROSS

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado