Conselho Estadual de Saúde

CES-SP realiza II Semana de Participação Social no SUS em São Paulo

O Conselho Estadual de Saúde de São Paulo realizou, de 25 a 28 de novembro, a II Semana de Participação Social no SUS em São Paulo com o tema "Inquietações Sociais na Saúde". O objetivo foi fortalecer o debate e a reflexão sobre o controle social e a gestão participativa da comunidade no Sistema Único de Saúde (SUS).

Cerca de 250 pessoas marcaram presença durante os quatro dias de discussão da participação da sociedade civil na administração do SUS, direito assegurado pela Constituição Federal, que permite não só o controle da aplicação de recursos públicos, mas também a presença da comunidade na formulação das políticas públicas de saúde.

Um dos destaques da edição de 2014 foi o Prêmio Gilson Carvalho, uma iniciativa do Conselho Estadual de Saúde de São Paulo, para reconhecer o trabalho e as experiências exitosas dos Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde. Uma homenagem que leva o nome do médico pediatra, mestre e doutor em Saúde Pública, que se notabilizou pela competência, seriedade e referência no debate sobre a gestão participativa  do Sistema Único de Saúde (SUS).

Participaram o Promotor de Justiça Arthur Pinto Filho  (MPSP), o Jornalista Cesar Tralli (TV Globo), o Superintendente do Canal Saúde, Arlindo Fábio Gómez de Sousa (Fiocruz), o Médico Josué Rocha (MTST), o Padre Juarez, , a Deputada Estadual Telma de Souza (PT), o Promotor de Justiça Roberto Andrade (MPSP), Promotora de Justiça Aline Jurca Zavaglia Vicente Alves (MPSP), Professora Marília Louvison (FSP-USP / APSP), Luiza Gianotti (Movimento Estudantil), e Conselheiros de Saúde Municipais e Estaduais.

Assista ao vídeo em nosso canal do youtube