Conselho Estadual de Saúde

A A A Tamanho do texto

CES-SP lança campanha de combate ao Aedes Aegypti

Iniciativa fortalece o papel dos Conselhos de Saúde no combate ao mosquito

 

O Conselho Estadual de Saúde de São Paulo (CES-SP) lança a campanha "Sou Conselheiro. Mosquito Também é meu Foco". A ação faz parte da campanha "Todos juntos contra o Aedes aegypti", que envolve um esforço concentrado e simultâneo do poder público e da sociedade civil organizada.

 

 "A campanha se baseia na premissa de que quanto mais a sociedade estiver envolvida nas medidas de prevenção e eliminação de possíveis focos do inseto, maior será a probabilidade de resultados positivos para a população", afirma a Conselheira Estadual de Saúde, Maria Isabel Martins Boniolo, da Comissão de Comunicação, Informação e Educação Permanente dos Conselheiros e Instituições da Sociedade Civil Organizada. "É nesse sentido que ganha especial relevo a atuação dos Conselheiros de Saúde", reconhece.

 

Como participar

 

Para participar, os Conselhos Municipais de Saúde podem fazer o download das peças da campanha aqui para utilizar nas mais diversas formas de mobilização, por exemplo:

 

- Promover reuniões para discutir o papel de cada um no combate à Dengue, Chikungunya e Zika. É essencial a conscientização de que o controle só é efetivo se a participação for coletiva.

 

- Criar e distribuir jornais, informativos, adesivos, revistas, panfletos, vídeos, sites com as últimas notícias sobre Dengue, Chikungunya e Zika, indicando os contatos da Secretaria de Saúde do Município, responsáveis pelo controle direto do mosquito.

 

- Esclarecer os funcionários de estabelecimentos comerciais, prédios e seus moradores, e as entidades em geral sobre os modos de combate ao mosquito e possíveis criadouros.  São eles que recebem os agentes de saúde e  devem estar cientes de possíveis locais onde possa haver foco do mosquito.

 

- Incentivar a participação de crianças e jovens. Promover a mobilização junto a escolas e creches de seu bairro, sugerindo brincadeiras e jogos que envolvam o combate ao mosquito.

 

- Colocar a mão na massa. Uma excelente iniciativa é chamar a comunidade para um mutirão de limpeza na região.

 

- Nas redes sociais, utilize as hashtags:  #SouConselheiro #FocoNoMosquito

 

O CES-SP veiculará, em todas as suas redes sociais (Youtube, Facebook, Twitter e Flickr), as ações e iniciativas dos Conselhos Municipais de Saúde que utilizem o mote da campanha. Para isso, envie o material explicativo da iniciativa, com imagens ou vídeos que ilustrem a ação realizada para comunicacao.cessp@gmail.com

 

Acesse também:

 

Curso de Orientação Técnica de Combate ao Aedes Aegypti em videoaulas:

http://www.vanzolini-gte.org.br/combateaedes/

 

Mapa interativo para registro de focos do Aedes Aegypti:

http://www.aedes.emplasa.sp.gov.br/

 

 

 

 

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado