Conselho Estadual de Saúde

CES realiza 7ª Conferência Estadual de Saúde de SP

Com o tema "Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro", o evento aconteceu nos dias 22, 23 e 24 de julho de 2015

O Conselho Estadual de Saúde de São Paulo realizou, nos dias 21, 22, 23 e 24 de julho de 2015, a 7ª Conferência Estadual de Saúde de São Paulo (7ª CES), que teve como objetivo o debate para garantir a saúde como direito humano, sua universalidade, integralidade e equidade no Sistema Único de Saúde (SUS), com base em políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais. Confira aqui a programação.

Com o tema "Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas por meio de Políticas Públicas Direcionadas Também aos Segmentos Específicos (Mulher, Homem, Criança, Idosos, Negros e outros): Direito do Povo Brasileiro", a 7ª CES corresponde à Etapa Estadual da 15ª Conferência Nacional de Saúde, regida pela Resolução No 500, de 12 de Fevereiro de 2015 (acesse aqui), e pela Resolução nº 501/2015 (acesse aqui) que dispõe sobre as diretrizes metodológicas para a 15ª Conferência Nacional de Saúde.

Foram três dias de discussão para reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS, bem como mobilizar e estabelecer diálogos para fortalecer a participação e o controle da sociedade brasileira, de acordo com os seguintes eixos temáticos:

I - Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade;
II - Participação Social;
III - Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde;
IV - Financiamento do SUS e Relação Público-Privado;
V - Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde;
VI - Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS;
VII - Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS; e
VIII - Reformas Democráticas e Populares do Estado;

Participaram do encontro delegadas e delegados eleitos nas Etapas Regionais, e pelo Conselho Estadual de Saúde de São Paulo, convidadas e convidados, entre outros. As Etapas Regionais aconteceram entre os dias 22 de junho e 17 de julho (clique aqui para visualizar a quantidade de participantes por  Municípios em ordem alfabética):

22, 23 e 24/6 - Município de São Paulo
22 e 23/6 - DRS Araçatuba
22 e 23/6 - DRS São José do Rio Preto
24 e 25/6 - DRS Marília
24 e 25/6 - DRS Franca
26 e 27/6 - DRS Presidente Prudente
26 e 27/6 - DRS Barretos
29 e 30/6 - DRS São João da Boa Vista
29 e 30/6 - DRS Baixada Santista
1 e 2/7 - DRS Piracicaba
1 e 2/7 - DRS Registro
3 e 4/7 - DRS Araraquara
3 e 4/7 - DRS Sorocaba
6 e 7/7 - DRS Taubaté
6 e 7/7 - DRS Campinas
14 e 15/7 - DRS Ribeirão Preto
14 e 15/7 - DRS Bauru
16 e 17/7 - DRS Grande São Paulo

O objeto de discussão da 7ª CES resultou num conjunto de propostas e demandas das diversas regiões do Estado de São Paulo, com sugestões importantes no padrão de funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Veja como foi a 7ª CES em nossas Redes Sociais:

facebook.com/cessp

twitter.com/ces_sp

flickr.com/cessp

youtube.com/canalcessp

Clique aqui para visualizar a distribuição dos participantes para as Etapas Regionais.

Clique aqui para visualizar a distribuição dos participantes para a Etapa Estadual.