Conselho Estadual de Saúde

A A A Tamanho do texto

CES debate PES 2016-2019 em audiência pública

O evento aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado de SP

 

O Conselho Estadual de Saúde (CES-SP) participou, na manhã de terça-feira (12), de audiência pública para debater e divulgar o Plano Estadual de Saúde 2016-2019 na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). A iniciativa da audiência foi do Deputado Carlos Neder (PT), aprovada pela Comissão de Saúde. 

 

 

Durante o evento, o Secretário Executivo do CES-SP, Belfari Garcia Guiral, apresentou todo o processo de construção da 7ª Conferência Estadual de Saúde, desde as Etapas Regionais até a priorização das propostas estaduais para o Plano Estadual de Saúde 2016-2019. "O grande avanço da 7ª Conferência Estadual de Saúde foi a participação proporcional de delegados das 17 regiões de saúde para obter o panorama mais próximo do fiel para todo o Estado de São Paulo", afirmou Guiral. 

 

"Entre as propostas priorizadas pelo Conselho Estadual de Saúde, podemos destacar a operacionalização da Política Nacional da Saúde da População Negra", apontou a Conselheira Estadual de Saúde Sheila Pereira.

 

A Conselheira Estadual de Saúde Ana de Mattos Flores chamou atenção para as questões relativas ao segmento dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo educação permanente, planos de cargos, carreiras e salário, saúde do trabalhador e das relações de trabalho. "Não se faz saúde sem os trabalhadores do SUS", afirmou. 

 

 

A saúde do trabalhador foi ainda abordada pelo Conselheiro Estadual de Saúde Lázaro César. "É essencial a implantação da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora em todos os 645 municípios do Estado de São Paulo", complementou. 

 

A Conselheira Estadual de Saúde Neide Biscuola chamou ainda a atenção para a proposta sobre a mesa estadual de negociação permanente do SUS aos moldes da mesa nacional de negociação permanente do SUS (MNNP/SUS), e o Conselheiro Estadual de Saúde Luiz José de Souza tratou da necessidade da participação social em todos os equipamentos de saúde do Estado de São Paulo. 


Participaram da audiência cerca de 150 pessoas, representando 15 municípios, e ainda os Conselheiros Estaduais de Saúde  Alessandra Silva, Arnaldo Marcolino, Benedito Alves, Leonides Gregório, Lígia Rosa, Maria Isabel Martins Boniolo, Maria Lúcia Zarvos Varella, Padre João Mildner, Rosane Vitória, Stela Pedreira e Stênio Miranda, e os Deputados Zico Prado, Marcos Martins e Marcia Lia (PT).  

 

Assista a reportagem da TV Alesp a partir dos 9 min 27 do vídeo abaixo:

 

 

 

Confira o Parecer Conclusivo do PES 2016-2019 do CES-SP

 

Faça o download do Balanço Geral da 7ª Conferência Estadual de Saúde

 

Veja aqui as 21 propostas priorizadas e as duas recomendações do CES-SP

 

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado