Conselho Estadual de Saúde

A A A Tamanho do texto

Ato em Defesa do SUS reúne Conselheiros de Saúde

O evento foi realizado na Assembleia Legislativa do Estado de SP

 

O Conselho Estadual de Saúde de São Paulo (CES-SP) esteve presente, nesta quarta-feira (18/5), no Ato Público em Defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) na Assembleia Legislativa de São Paulo, uma iniciativa do Conselho Nacional de Saúde (CNS), do Fórum Suprapartidário de Defesa do SUS e da Seguridade Social, e das Plenárias Estadual e Municipal de Saúde, com o apoio do Deputado Estadual Carlos Neder.

 


"Esta iniciativa é a resposta à conjuntura de ameaças ao SUS, uma grande conquista de todo o povo brasileiro", afirmou o Presidente do CNS, Ronald Santos.  "O CNS resolveu iniciar este movimento em São Paulo, que é o principal estado do ponto de vista econômico e político no Brasil", colocou. 

 

 


Na abertura, a Conselheira Estadual de Saúde Neide Biscuola enfatizou o papel do Conselho Estadual de Saúde de São Paulo no paradigma atual, bem como o de todos os Trabalhadores do SUS. "São Paulo é um modelo e o espelho de tudo que acontece neste País, bem como no Sistema Único de Saúde", afirmou a Conselheira. "O Conselho Estadual de Saúde de Saúde de São Paulo está empenhado em defender a Saúde para todos, de qualidade, na integralidade, sem subfinanciamento, sem diminuição de orçamento, sem retrocessos, inclusive, com a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários no SUS." 

 


O Conselheiro Luiz José de Souza, que também participou da mesa de abertura do evento representando a Plenária Estadual de Saúde de São Paulo, lembrou os participantes sobre a luta pela democracia. "Não é por acaso que estamos aqui hoje defendendo o que é, sem dúvida nenhuma, a maior e melhor política pública social deste País: o Sistema Único de Saúde", reconheceu. "Vamos até o fim, até as últimas consequências, para que possamos construir uma sociedade mais justa, mais igualitária e com direitos sociais garantidos."

 


O evento contou ainda com a palestra de Francisco Funcia, consultor de finanças públicas e financiamento da saúde do CNS, intitulada "Subfinanciamento e Desafios Atuais do SUS: Exposição e Comentários". 


Participaram do evento os Conselheiros Estaduais de Saúde Douglas Alves, Expedito Pedro do Nascimento, Ismael Gianeri, João Cassiano e Maria Isabel Martins, os Deputados José Zico Prado, Márcia Lia e Marcos Martins, o Vereador Jamil Murad, bem como Movimento Populares e Conselhos Municipais de Saúde de todo o Estado. 

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado