Conjunto Hospitalar de Sorocaba

A A A Tamanho do texto

Serviços de Psicologia

Setor de Psicologia


Psicologia é a ciência que através da compreensão da pessoa, enquanto sujeito que sofre, procura juntamente com o mesmo a diminuição e elaboração deste sofrimento.
Dentro das várias aplicações da psicologia temos há aproximadamente 30 anos o surgimento da psicologia hospitalar no Brasil. Com o início do trabalho de Matilde Neder  em 1964 desenvolvendo uma atividade na Clinica de Ortopedia e Traumatologia da USP.
Tal prática psicológica veio suprir as questões subjetivas e emocionais daqueles que necessitam do atendimento médico – hospitalar, buscando ir além deste contexto clínico.
De acordo com a O.M.S. (Organização Mundial de Saúde), “a saúde é o total bem-estar biopsicossocial do homem e não somente a ausência da doença”. E assim, através do atendimento psicológico é possível trazer à tona os sofrimentos, possibilitando a formação do pensamento lógico através do processo de elaboração.
Desde a década de 90 já existia o trabalho do psicólogo no CHS. A expressão da atuação do psicólogo nesta época se restringia aos atendimentos ambulatoriais. Nos últimos dois anos vimos contemplar sua abrangência profissional para outras áreas deste CHS.


Estes são os profissionais que compõem o setor de psicologia:

  • Adriana Alves de Lima - realiza atendimentos na área de Endocrinologia/ Bariátrica desde psicodiagnóstico até psicoterapia nas fases pré e pós-operatória. Nesta área o encaminhamento é efetuado pela equipe multiprofissional envolvida neste processo. Também é responsável pelos atendimentos aos funcionários do CHS. O funcionário pode agendar o atendimento comparecendo às 8hs todas as sextas-feiras no setor de Medicina do Trabalho. Local de referência - Medicina do Trabalho / ramal - 9233.

 

  • Luis Carlos Azarias –  este profissional é responsável pelos atendimentos psicológicos da Unidade Regional de Emergência e suas unidades relacionadas. Os encaminhamentos deverão acorrer através de pedidos de interconsulta pela equipe de saúde dessas áreas. São realizados atendimentos de psicodiagnóstico e psicoterapia durante o período de internação do paciente, bem como orientação familiar. Local de referência – PS / ramal – 9396.

 

  • Neli Aparecida Ruivo – atende no setor de Reabilitação realizando psicoterapia aos pacientes em tratamento neste setor e orientação aos familiares de acordo com as necessidades dos mesmos. Local de referência – Reabilitação / ramal – 9326/9172.

 

  • Nerivaldo Arantes – este psicólogo efetua atendimento psicológico junto aos participantes do Programa DST/AIDS/MI (ambulatório e enfermaria). Atua também no Programa de Contracepção Definitiva do CHS/MS na realização de entrevistas com o objetivo de avaliar a aptidão psicológica do paciente em processo pré-operatório (vasectomia e laqueadura). Local de referência – ambulatório de MI / ramal - 9324.

 

  • Pedro Pinto de Oliveira – este profissional cumpre atendimento psicológico e psicoterápico aos pacientes internos do ambulatório de Psiquiatria/ Hospital Dia para Tratamento de Alcoolismo. Normalmente aqueles que desejam tratamento para a dependência química/alcoolismo, podem procurá-lo diretamente nas dependências do ambulatório de Psiquiatria, onde é feita a inscrição para a participação na triagem que ao corre às terças-feiras, no período da manhã. Local de referência – ambulatório de Psiquiatria / ramal – 9123.

 

  • Telma Elisa Barbosa Moraes – desempenha o trabalho psicológico no ambulatório de Psicologia Infantil. As crianças encaminhadas para este atendimento já se encontram em acompanhamento médico nos devidos ambulatórios. Esta profissional também é responsável pelos atendimentos nas enfermarias de Pediatria e Maternidade. Local de referência – ambulatório de Psiquiatria / ramal – 9123.

 

Psicólogos responsáveis pelo setor:


→ Coordenador – Nerivaldo Arantes
→ Vice – coordenador - Pedro Pinto de Oliveira

Comunicar Erro






Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado