Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP

A A A Tamanho do texto

SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA DE SÃO PAULO (SAP) PARTICIPA EM PESO DA CAMPANHA FIQUE SABENDO 2014

A 7ª edição da Campanha de Testagem Fique Sabendo, realizada pela Coordenação Estadual de DST/AIDS-SP, em parceria com a área de Atenção Básica da Secretaria da Saúde do estado de São Paulo e Instituto Adolfo Lutz, conta este ano com a participação significativa da Secretaria de Administração Penitenciária.

A 7ª  edição da Campanha de Testagem Fique Sabendo,  realizada pela Coordenação Estadual de DST/AIDS-SP, em parceria com a área de Atenção Básica da Secretaria da Saúde do estado de São Paulo e Instituto Adolfo Lutz, conta este ano com a participação significativa da Secretaria de Administração Penitenciária. ¿Destacamos a participação de 116 entre as 160  unidades do Sistema de Administração Penitenciária do estado de São Paulo (SAP). Acreditamos que esta adesão deve-se em parte à parceria estabelecida e a capacitação de profissionais da SAP para a realização de testes rápidos iniciada em 2011, além da descentralização da implantação nestas unidades em 2013, por meio da capacitação profissionais de saúde da SAP como multiplicadores em teste rápido¿, destaca Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual DST/Aids-SP.
 
A novidade deste ano está na realização de testes rápidos de HIV que utilizam amostra de fluido oral. No estado, 26% dos testes rápidos de HIV, ou seja, 53 mil testes utilizarão esta nova tecnologia. Durante a campanha, 86% dos testes empregados serão rápidos e apenas 14% pelo método convencional. Espera-se realizar em torno de 300 mil testes em 549 municípios, 50 mil a mais do que em 2013.  Estamos com excelente cobertura, 549 municípios cobrem 98% da população do estado.
 
Participarão da campanha, 2.960 unidades da Rede de Atenção Básica e 405 unidades especializadas, num total de 3.365 unidades de saúde realizarão ações de testagem. Isto representa 62% da rede de Atenção Básica dos municípios participantes no estado de São Paulo. Além de 68 ONGs em 40 municípios.

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado