Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP

PROJETO MURIEL ENTRA EM CAMPO

PROJETO MURIEL ENTRA EM CAMPO

O Programa de pós-graduação em saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, em parceria com a Coordenação Estadual DST/Aids-SP, deu início ao Projeto Muriel.  A pesquisa investigará as  vulnerabilidades, demandas de saúde e acesso a serviços da população de travestis e transexuais no estado de São Paulo. Este estudo é coordenado por Maria Amélia Veras, pesquisadora da  Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

"O Projeto Muriel tem por objetivo geral caracterizar as vulnerabilidades da população de travestis e transexuais (femininos e masculinos), acessada por meio de serviços de saúde ou de assistência social, que impedem ou limitam o seu acesso a serviços e direitos", nos conta Maria Amélia Veras. Entre os objetivos específicos estão: descrever o acesso e frequência de uso de hormônios, silicone, cirurgias ou outras intervenções para modificação do corpo;   identificar facilidades e dificuldades encontradas no acesso a serviços de saúde; identificar como se dá o acesso, permanência e processo de escolarização; identificar possíveis dificuldades no acesso a bens e serviços essenciais, tais como assistência legal, qualificação profissional e trabalho; e identificar experiência de estigma e discriminação.

Trata-se de um estudo que combina metodologia quantitativa  (inquérito) e qualitativa (grupos focais e entrevistas em profundidade), com travestis e transexuais que frequentam ou são acessados via serviços de saúde ou de assistência social e a captação por bola de neve (snow ball). As pessoas serão convidadas para comparecer aos serviços onde a pesquisa estará sendo realizada.

O estudo envolverá 7 municípios do estado de São Paulo.  Ao todo serão  16 serviços participantes,  sendo 14 da rede especializada em DST/AIDS e 2 serviços de assistência social. São eles - na capital: SAE Campos Elísios - SP, SAE Ceci - SP, SAE Butantã - SP, CTA Santo Amaro,  C S E Barra Funda - SP, CRT- DST/Aids - SP; Serviços especializados em DST/Aids de: S. Bernardo do Campo; Santo André; Santos; Campinas; Piracicaba e S. J. Rio Preto, além do Centro de Referência da Diversidade CRD - SP e Centro de Referência LGBT - da Cidadania, Assistência e Inclusão Social - Campinas.  "Esperamos que o projeto contribua para fortalecer a noção de saúde como direito humano; romper com a invisibilidade da população estudada em relação aos seus direitos e necessidades de saúde; contribuir com a análise das suas condições de vida, e obter um perfil de saúde, particularmente das doenças sexualmente transmissíveis; contribuir com a análise das necessidades sociais de modo a reduzir as vulnerabilidades, o estigma e a discriminação", declara Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual DST/Aids-SP.

O projeto Muriel é financiado pela Fapesp, e conta com apoio: Programas Municipais de DST/AIDS de São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Santos, Campinas, Piracicaba, São José do Rio Preto, Centro de Saúde Escola Barra Funda, Centro de Referência da Diversidade de São Paulo, Centro de Referência LGBT de Campinas, Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres de São Paulo.

Márcia Giovanetti (CRT-DST/AIDS-SP) esclarece que nesta primeira etapa do projeto 4 serviços da capital (CRT- DST/AIDS,   SAE Campos Elísios,  C S E Barra Funda e Centro de Referência da Diversidade - CRD)  iniciaram a coleta de informações através da aplicação de questionário semi estruturado. O instrumento foi digitalizado e está sendo aplicado com uso de tablets por entrevistadores treinados para esta função.

Poderão participar do estudo todas as pessoas que se identifiquem como travestis, transexuais ou transgêneros, maiores de 16 anos, que sejam residentes ou tenham estabelecido residência no estado de SP há pelo menos 6 meses.

Mais informações: www.projetomuriel.com.br